quarta-feira, 01 de abril de 2020
Economia

BRIGA RÚSSIA X ARÁBIA SAUDITA DERRUBA IBOVESPA. PETROBRAS PERDE R$67BI

Mercados mundiais também sofrem com coronavirus e retração na China
Da Redação , Salvador | 09/03/2020 às 16:50
Mercado nervoso com a briga do petroleo
Foto:
   A bolsa paulista começou a semana com fortes perdas, acionando o mecanismo de 'circuit breaker' nesta segunda-feira pela primeira vez em três anos, após o Ibovespa cair 10%, em meio ao nervosismo global.

  A correria de venda entre os investidores fazia Petrobras desabar mais de 20% e perder 67 bilhões de reais em valor de mercado, na esteira do tombo dos preços do petróleo no exterior.

   Por volta de 10h30, a bolsa acionou o circuit breaker, quando o Ibovespa tocou 88.178,33 pontos, uma queda de 10,25%. Os negócios foram paralisados por 30 minutos. Na volta, o Ibovespa renovou mínima em 87.954,79 pontos, tocando patamares de dezembro de 2018.

   Já o dólar opera em alta nesta segunda, chegando a bater pela 1ª vez R$ 4,79.

Pela regra da B3, quando a queda passa de 10% é acionado automaticamente o circuit breaker, mecanismo que interrompe as negociações de papeis por 30 minutos. A última vez que o mecanismo tinha sido acionado na bolsa brasileira foi no dia 18 de maio de 2017, em meio às denúncias do dono da JBS contra o presidente Michel Temer.

publicidade

O petróleo do tipo Brent segue em queda, embora menos intensa do que o observado mais cedo, com baixa de 18%, após a Arábia Saudita decidir aumentar a produção da commodity e reduzir os preços, movimento interpretado como retaliação à falta de acordo entre os membros da Organização dos Países exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) de cortes na produção.

De acordo com um analista do mercado financeiro, a decisão da Arábia Saudita pode colocar em risco novos projetos da Petrobrás, assim como seu plano de investimentos. Outro especialista aponta que se a queda do preço do petróleo no mercado internacional perdurar a geração de caixa da Petrobrás será afetada.