Economia

Carnaval: Mulheres são mais da metade entre vendedores ambulantes

Cerca de 4.500 ambulantes estão credenciados nesta edição da maior festa soteropolitana
LK Comunicação , Salvador | 23/02/2020 às 11:33
Dinheiro será usado para custear estudos e abastecer a casa
Foto: ilberto Júnior | Secom

 

"Pagar minhas dívidas, comprar comida, o material escolar e farda do meu filho. Pra mim essa renda significa tudo", resumiu a vendedora ambulante Juciane de Jesus, 27. Ela está entre os 4.500 ambulantes credenciados nesta edição da maior festa soteropolitana, o Carnaval dos Carnavais, que irá movimentar R$1,8 bilhão, segundo dados da Prefeitura Municipal. As mulheres representam 67,6% do número total de vendedores cadastrados, mais do que o dobro em relação à quantidade de homens. Responsáveis pelo sustento em casa e sem trabalho formal, elas aproveitam a oportunidade da festa para administrar as finanças domésticas.

Credenciada pela primeira vez como ambulante no Carnaval, a estudante Tailane dos Santos, 20, irá usar o resultado das vendas durante a folia para pagar o curso técnico em enfermagem. A jovem mora com a mãe e três irmãs, todas menores de idade. “Minha mãe se separou de meu pai e eu estou ajudando ela. Ela está sem condições de pagar meu curso técnico em enfermagem. A minha expectativa é que até o Carnaval eu consiga esse dinheiro”, torce a estudante.

Com mais Carnavais no currículo, Juciane se cadastra há nove anos para realizar vendas na avenida e também é responsável pela renda em casa. “Eu moro com quatro pessoas. Minha mãe, meu filho de 10 anos e meu namorado, que também é correria. O que vier a gente faz. Minha mãe está parada porque está doente, então eu preciso trabalhar pra ajudá-la”, completa ela.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a porcentagem de mulheres que sustenta o lar é crescente no Brasil. De 2017 para 2018, o número de chefes de família do gênero feminino passou de 30,3 para 32,1 milhões. Um ano mais nova que Juciane, Laila Santos também está sem emprego formal e sustenta sozinha o filho, de 10 anos. “Com essa renda que faço aqui eu compro as coisas pra dentro da minha casa, compro material de escola do meu filho. Eu me sustento durante um mês”, conta.

 

*Material de trabalho*

Juciane, Tailane e Laila foram algumas das vendedoras que receberam novos kits da Ambev, dona da Skol – cerveja oficial do Carnaval de Salvador há 4 anos, após confusão no Circuito Dodô, que danificou barracas, sombreiros e caixas de isopor, na última quinta-feira (20). A marca, que fornece aos ambulantes credenciados pela Prefeitura de Salvador o kit com material exclusivo enão possui estoque para repor os conjuntos danificados, se sensibilizou com o caso e encomendou a montagem de novos kits.

“Nós sabemos como os ambulantes se preparam para aproveitar o período de festas e fazer uma renda extra. Assim que ficamos sabendo do que aconteceu, buscamos a melhor forma para ajudar as vendedoras. Felizmente conseguimos atender a esta demanda”, comentou Harry Racz, gerente regional de marketing da Ambev.

“Nós já havíamos adquirido o material que tínhamos direito, então eu agradeço muito por ter recebido novamente o kit completo. Um isopor sem uma barraca não é nada. Nós teremos o sombreiro para proteger do sol. Nós tínhamos perdido tudo isso e graças a Deus nós recebemos de novo” agradeceu Laila, que se credencia como ambulante há cinco anos e estará no circuito realizando as vendas até o final do Carnaval com os novos materiais.