Economia

II Festa de San Gennaro celebra gastronomia italiana no Rio Vermelho

Festa acontece neste sábado (14) e reúne restaurantes italianos da cidade, servindo o melhor da gastronomia típica no formato comida de rua
Cris Felix , Salvador | 10/09/2019 às 13:58
Festa de San Gennaro
Foto: divulgação
O Rio Vermelho vai abrigar um pedacinho da Itália neste sábado (14). O bairro recebe a segunda edição da Festa de San Gennaro, que acontece das 10h às 22h, na Rua Professora Almerinda Dutra e vai oferecer o melhor da cozinha italiana no formato comida de rua a preço acessível. Em uma realização pioneira, o restaurante Pasta em Casa convida 12 restaurantes para uma celebração da gastronomia italiana em Salvador e um resgate do espírito das festas de largo tão comuns ao bairro. A festa é bem tradicional em cidades como Nova Iorque, Nápoles e acontece há mais de 40 anos no bairro da Mooca, em São Paulo.
Além do Pasta em Casa, participam da festa restaurantes como Bella Napoli, Bottino, Buoni Amici, Di Liana, Isola dei Sapori, Alessandro Narduzzi, Manga, Massimo Cremonini, Mondo Gelateria, Sagaz e a Choperia Salvador. Os pratos variam de R$ 10 a R$ 35 reais e vão desde iguarias tradicionalíssimas como a pizza al taglio, do Pasta, e ravioli de ricota de búfala ao pesto, do Di Liana, passando por pratos não tão comuns como o panini di porchetta, do chef Alessandro Narduzi, salsicha artesanal com chucrute e pão caseiro com lardo, do Manga, e hamburguer de polpetone, do Bottino. Entre as sobremesas, opções como cannoli siciliano, minitorta búlgara, cheesecake de doce de leite, além de gelatos artesanais da Mondo, em sabores como pistache, coco, chocolate, morango, cajá e rapadura com licurí.
Os anfitriões Valeska Calazans e Celso Vieira assinam a direção geral do evento que em sua primeira edição, em 2018, chegou a reunir cerca de 3 mil pessoas. “A festa de San Gennaro é uma celebração do nosso trabalho em gastronomia e uma oportunidade do público ter acesso, em um só lugar e num único dia, às mais variadas referências à Velha Bota que se encontram em Salvador. Alguns participantes não fazem comida italiana, mas são os vizinhos com quem compartilhamos o dia a dia, na alegria e na tristeza. Nada mais justo do que estarem presentes”, destaca o chef Celso Vieira.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Para todas as idades, a programação vai desde o Play Grude de Marcelas Bellas para as crianças, passando pelo choro do Janela Brasileira e o jazz de Joatan Nascimento, até a música brasileira de Juliana Leite, Luciano Bahia, Jotta Veloso e Mazzo, finalizando com a sonoridade contagiante da Funfun Dúdú fechando os trabalhos. Tudo orquestrado pelo ator convidado Daniel Farias, com intervenções do DJ El Cabong entre uma atração e outra. o evento tem curadoria musical de Rose Lima e direção musical de Luciano Salvador Bahia.
A Festa de San Gennaro acontece dentro da programação do Festival da Primavera, que abriga a terceira edição da Maratona Salvador, evento que posiciona a cidade no circuito nacional e internacional de corridas de rua. Como no ano passado, o Pasta vai oferecer durante a festa, que acontece na véspera da maratona, um prato fit com preço especial para os maratonistas, o carboidrato que eles precisam para encarar o desafio do dia seguinte: nhoque ao pomodoro com muçarela de búfala e manjericão. Os competidores ganharão desconto nos pratos mediante apresentação do comprovante de inscrição na Maratona. 

SERVIÇO
II Festa de San Gennaro - Salvador
Restaurantes participantes: Pasta em Casa, Alessandro Narduzzi, Bella Napoli, Bottino, Buoni Amici, Di Liana, Isola dei Sapori, Manga Mar, Massimo Cremonini, Mondo Gelateria, Sagaz e Choperia Salvador.
Data: 14 de setembro de 2019 (sábado)
Horário: 10h às 22h
Endereço: Rua Professora Almerinda Dutra (Rio Vermelho)
Aberto ao público
Realização: Restaurante Pasta em Casa