Economia

Em novembro, vendas no comércio varejista baiano crescem 4,5%

No varejo nacional, o volume de negócios cresceu 4,4%, em relação à mesma base de comparação
SEI Bahia , Salvador | 15/01/2019 às 17:18

As vendas no comércio varejista baiano registraram no mês de novembro variação positiva de 4,5%, quando comparado a igual mês do ano de 2017. No varejo nacional, o volume de negócios cresceu 4,4%, em relação à mesma base de comparação. Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano foi positiva em 8,7%, a mais alta dos últimos anos. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

O resultado das vendas do varejo em novembro reflete significativa mudança na confiança do consumidor. Conforme os dados divulgados os dados da Fundação Getulio Vargas referente ao Índice de Confiança do Consumidor (ICC) houve um avanço de 7,1 pontos, o maior nível desde julho de 2014 (93,8), bem como o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) que subiu 6,9 pontos em novembro, ao passar de 92,5 para 99,4 pontos.

 

ANÁLISE DE DESEMPENHO DO VAREJO POR RAMO DE ATIVIDADE


Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a novembro de 2017, revelam que quatro dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas registraram comportamento positivo. Listados pelo grau de magnitude das taxas em ordem decrescente, têm-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (28,4%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (14,4%); Móveis e eletrodomésticos (5,0%); e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,2%). Quanto aos demais apresentaram comportamento negativo, são eles: Tecidos, vestuário e calçados (-3,9%); Combustíveis e lubrificantes (-8,0%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-21,0%), e Livros, jornais, revistas e papelaria (-51,5%). No que diz respeito aos subgrupos, verifica-se que registraram variações positivas os subgrupos de Hipermercados e supermercado, e de Móveis, e de Eletrodomésticos com taxas de 3,6%, 1,0% e 7,0%, respectivamente.

Quanto aos segmentos que mais influenciaram, em novembro, o comportamento positivo das vendas na Bahia tem-se: Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos. Em contrapartida ao comportamento negativo de Combustíveis e lubrificantes.

A principal influência positiva para o setor veio do comportamento das vendas no segmento de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba segmentos como lojas de departamentos, ótica, joalheria, artigos esportivos e brinquedos. A razão para esse comportamento está na proximidade das festas de final de ano, período em que alguns consumidores com a antecipação do décimo terceiro se preparam para as comemorações do Natal, e segundo o IBGE ao aumento das vendas online, devido às promoções como a Black Friday que vem ocorrendo, sistematicamente, nos meses de novembro.

Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, segmento de maior peso para o Indicador de Volume de Vendas do Comércio Varejista exerceu a segunda maior influência positiva para o setor. Essa atividade volta a registrar crescimento nas vendas em razão da supersafra de hortifrutigranjeiros que reduziu significativamente os preços dos principais produtos do segmento, bem como o aumento da ocupação e da estabilidade da massa de rendimento real habitualmente recebida.

O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, que comercializa produtos de caráter de uso essencial e de estética exerceu a terceira maior influência positiva para o setor. A razão para esse movimento se explica pelo aumento da procura por medicamentos dadas as promoções e concorrência no setor.

O segmento de Combustíveis e lubrificantes exerceu a maior contribuição negativa para o setor no varejo baiano em função da sua representatividade. Essa atividade foi influenciada pelo término do transporte da safra de grãos e pela lenta recuperação da atividade econômica. Outro aspecto é que os preços dos “combustíveis” ainda se encontram bastantes elevados. De acordo com o IBGE, em 12 meses até novembro os preços avançaram 13,69%, ao passo que o índice geral registrou variação de 4,05% na mesma comparação, conforme o IPCA.

 

COMPORTAMENTO DO COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO


O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e mais as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, apresentou crescimento nas vendas de 2,7%, em relação à igual mês do ano anterior. Nos últimos 12 meses, o setor registra variação positiva de 2,0%.

O segmento de Veículos, motos, partes e peças expandiu as vendas em 3,6% em relação a igual mês do ano anterior. O ritmo de crescimento mais moderado na atividade pode ser atribuído ao comportamento dos consumidores em adiar as suas compras em função da proximidade do fim do ano, em que as Concessionárias de veículos iniciam as vendas de novos modelos. Nos últimos 12 meses, o crescimento no volume de negócios foi de 7,2%.

Em relação ao segmento Material de Construção, as vendas no mês de novembro foram negativas em 12,3%, comparado ao mesmo mês do ano de 2017. Nos últimos 12 meses as vendas cresceram 0,4%. O comportamento das vendas desse ramo de atividade pode ser atribuído a forte base de comparação, pois em igual mês do ano anterior a variação foi positiva em 16,0% dada ao reflexo da baixa inflação e queda dos juros no período.