Economia

Mulheres empreendedoras recebem capacitação em Lauro de Freitas

No local, uma unidade móvel do SineBahia também oferece serviços gratuitos para a população
Comunicacao Governo da Bahia , Lauro de Freitas | 14/09/2018 às 16:50
Mulheres empreendedoras recebem capacitação em Lauro de Freitas
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Com o objetivo de facilitar o acesso ao mercado de trabalho para mulheres baianas, o projeto Conexão Trabalho, realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), capacitou 50 empreendedoras formais e informais em Lauro de Freitas. Nesta sexta-feira (14), na feira de economia solidária, na Praça da Matriz, no Centro da cidade, as profissionais podem colocar em prática o que aprenderam. No local, uma unidade móvel do SineBahia também oferece serviços gratuitos para a população.

"As mulheres empreendedoras, que trabalham com artesanato e alimentos, passaram por uma qualificação de oito horas e agora estão participando dessa feira, onde podem expor os produtos e mostrar o que aprenderam em sala de aula, como noções de marketing, venda de produtos e como se posicionar diante dos clientes", explica a assistente da Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rosane Porte.

Segundo ela, a intenção da secretaria é promover a iniciativa em outras partes do estado. "Nós firmamos parceria com a empresa Avon com o objetivo de levar essas atividades para dez municípios. Depois dessa primeira ação em Lauro de Freitas, a expectativa é que, além de Salvador, cheguemos ainda esse ano em Irecê, Itabuna e Santo Amaro. Em 2019, mais cinco municípios serão contemplados".

A comerciante Elisângela Pinto aproveitou a capacitação para melhorar as habilidades de venda. "É uma iniciativa muito boa. A gente aprende mais sobre o ofício das vendas, como conquistar o cliente, como melhorar nossas vendas e também a parte mais técnica da manutenção de um negócio”, afirma. 

A feira disponibiliza ainda emissão de documentos, intermediação de mão de obra, oficinas temáticas, cadastro de artesãos e orientações sobre microcrédito produtivo.