Economia

ARRECADAÇÃO ICMS na Bahia bate recorde em novembro e chega a R$1.8 bi

Com informações do IAF Sindical
Da Redação , Salvador | 05/12/2017 às 11:39
Manoel Vitória, secretário da Fazenda
Foto:
A arrecadação de ICMS do Estado da Bahia alcançou em novembro de 2017 o maior valor do ano, com um montante total de 1,868 bilhão de reais, este é o melhor resultado de janeiro a novembro de 2017. Em valores atualizados pelo IPCA, ou seja, valores reais, o resultado de novembro superou os meses de abril e outubro de 2017.

Além disto o resultado também é maior que o valor arrecadado em novembro de 2017, crescimento real em relação a novembro de 2016 de 3,4 %, descontada a inflação medida pelo IPCA.

O mesmo ocorre com o incremento anual do ICMS no ano de 2017 com relação a 2016. De janeiro a novembro de 2017 comparado com o mesmo período de 2016 o ICMS do Estado da Bahia cresceu em termos nominais 8,32%.

Em termos reais, descontada a inflação medida pelo IPCA, o incremento supera os 3,7 pontos acima da inflação.

Este resultado permitiu ao Estado da Bahia ser um dos destaques nacionais de cumprimento das metas fiscais, pagar suas contas em dia e que ainda consegue apesar da crise investir.

O IAF desde o início do ano acreditou na recuperação

O Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia antes da materialização dos resultados da arrecadação sempre acreditou e trabalhou por melhores resultados na arrecadação.

Desde o início do ano o IAF anuncia que a Bahia é a terra da superação e que 2017 seria um bom ano para arrecadação, a previsão partiu da confiança dos Auditores Fiscais no trabalho e no seu compromisso com a responsabilidade fiscal e com os resultados de seu trabalho.

Compromisso este materializado no apoio a gestão tributária e financeira do Estado da Bahia no enfrentamento da crise no apoio a medidas efetivas no combate a grave crise fiscal que atingiu o país.

Desenvolvemos o SIAF

Não poderíamos deixar de citar que o IAF é a única associação de classe no Brasil que bancou com seus recursos e apoio de auditores que desenvolveram o SIAF (Sistema Informatizado de Auditoria Fiscal), um sistema completo de Auditoria Fiscal, feito inteiramente na Bahia, customizado para o ambiente da Escrituração e emissão de notas eletrônicas.

Sistema cedido pelo IAF, sem ônus para o Estado da Bahia mediante convênio que permite a auditoria das grandes empresas de forma eficiente.

Compromisso dos Auditores Fiscais se renova 

Os resultados alcançados em um dos mais graves períodos recessivos da nossa história, tanto a nível nacional quanto estadual, demonstram o compromisso e a responsabilidade dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia em apoio ao Estado na sua nobre missão da manutenção dos compromissos em dia e cumprimento da lei de responsabilidade fiscal.
 
Nossa carreira se orgulha, de sempre que chamada, se fazer presente com trabalho e determinação no cumprimento de sua mais nobre missão, construir uma Bahia cada vez mais forte e próspera. O trabalho ainda não terminou e esperamos que 2018 se renove com mais resultados e crescimento.