Economia

ILHÉUS recebe Missão Chinesa que estuda investimentos na ZPE

Esforço coletivos dos governos municipal e estadual
Da Redação , Salvador | 14/07/2017 às 20:42
Missão é recebida pelo prefeito Mário Alexandre
Foto:
   
Há 30 anos, o município de Ilhéus luta para implantar a sua Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Hoje (14), a visita de uma comitiva de empresários de Tianjin, na China, significou a ação mais concreta, nestas três décadas, para que o projeto possa, efetivamente, tornar-se realidade. Durante solenidade ocorrida no Teatro Municipal, representantes do Governo da Bahia, da Prefeitura Municipal e dos empresários brasileiros e estrangeiros, assinaram um Memorando de Entendimentos entre a ZPE de Ilhéus e a Comissão do Comércio do Governo de Tianjin.

 Em seguida, visitaram o Porto de Malhado e a área destinada à implantação da primeira etapa da ZPE local, equipamentos que aguardam investimentos para avançar.

“O Governo da Bahia está convencido de que está dando o mais importante passo para a concretização da ZPE”, afirmou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que representou o governador Rui Costa e o vice-governador João Leão na solenidade. A visita dos chineses é resultado de uma Missão de Negócios realizada pelo Governo da Bahia, ano passado.

Exemplo - Tianjin está situada no nordeste da China. É a terceira plataforma exportadora mais importante do País e uma das maiores comunidades econômicas, depois de Xangai e Pequim. A sua Área de Desenvolvimento Econômico-Tecnológico serve de base para praticamente todos os polos industriais, comerciais e financeiros da região. Com crescimento de mais de 30% ao ano, a cidade é, hoje, uma das maiores bases na China para indústrias relacionadas à alta-tecnologia e telecomunicações. ”Tenho certeza de que a gente vai fazer bons negócios no futuro”, afirmou o diretor-geral da Comissão de Comércio, Zhang Aiguo.

Esforço coletivo - O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, destacou que o resultado deste encontro é fruto de um esforço coletivo, de governo e sociedade. “A China é um exemplo de eficiência para o mundo. O povo de Ilhéus é ordeiro, pacífico e trabalhador. Os chineses podem acreditar que vão encontrar aqui um povo disposto a trabalhar muito, com vontade de acertar”, disse à comitiva. Para Mário Alexandre o evento de hoje marca um momento histórico para todo o povo de Ilhéus e o seu sonho de ver a cidade avançar social e economicamente.

Vice-presidente da Associação e Plataforma Intercontinental entre a China, Angola, Brasil e Portugal, Margarida Xu destacou que para transformar sonhos em realidade é preciso que alguém escute. “O povo da Bahia é um povo que escuta, é um povo que faz”, afirmou. A empresária destacou o comprometimento do Governo da Bahia e do prefeito de Ilhéus para tornar a parceria uma realidade. “Nós avaliamos os homens e as suas verdadeiras intenções”, destacou. Margarida Xu disse ainda que a China desenvolve parcerias com os países de língua portuguesa e isto tem um significado concreto e não são palavras vazias. “A prova disto é que estamos aqui para fazer as coisas acontecerem. Não é só a amizade que nos traz aqui, é o desenvolvimento, a interligação dos empresários e dos homens comuns da China e do Brasil”, completou.

Vocação para indústria - Presidente da ZPE de Ilhéus, Otávio Pimentel lembrou a vocação econômica do município. “A indústria está no DNA do povo de Ilhéus. A cidade já representou 56 por cento do Produto Interno Bruto da Bahia, foi matriz da primeira indústria do Brasil, de cana-de-açúcar, e mantem em atividade o primeiro Polo de informática do nordeste”, destacou. “O que vamos é aproveitar os cinco mil anos de experiência e de cultura da China para que a gente possa andar subindo degraus e não mais de forma linear”, defendeu. Com a consolidação desta parceria, nasce, segundo Pimentel, a capacidade de mudar substancialmente a matriz financeira de Ilhéus e da Bahia.