Economia

Workshop gratuito traz soluções para o setor hoteleiro reduzir custos

Com informações da AC
Da Redação , Salvador | 21/09/2016 às 11:45
O negócio é reduzir custos
Foto: DIV
Com a recessão econômica, o setor hoteleiro teve que tomar várias medidas. Entre aqueles que não fecharam totalmente, muitos tiveram leitos e equipes reduzidas e vivem a ginástica de buscar alternativas para manter o funcionamento apesar da baixa ocupação. De acordo com o setor, Salvador vive a maior queda de demanda dos últimos 30 anos. Os desafios são grandes e exigem mudança de planejamento em diversos aspectos, e um deles está ligado ao gerenciamento e governança, visando a otimização dos processos de higienização e melhor aproveitamento das atividades operacionais para se adequar à realidade atual sem perder o padrão de qualidade.

Para discutir estas e outras questões relevantes, a Indeba, indústria baiana especializada em higienização industrial e corporativa, vai promover a 28ª edição do Circuito Indeba de Conhecimento (CIC), no América Towers Hotel (Caminho das Árvores), dia 29/09, das 8h30 às 13h30. Com inscrições gratuitas até 26/09, cada hotel pode inscrever até duas pessoas, pelo e-mail   cic@indeba.com.br. Para Luiz Blanc, CEO da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Bahia), o setor precisa destes treinamentos e debates para ampliar os conhecimentos e sua aplicação. “Toda redução de custos e otimização do tempo são cruciais para nossa atividade”, completa. 

Um dos temas a serem apresentados é o “Desafios da governança em tempos de crise”, por Fernanda Cerri, especialista em administração hoteleira. Segundo Cerri, o serviço de governança vai muito além da arrumação. Ele é responsável pela higienização e organização, transmitindo uma imagem de qualidade. “A percepção da limpeza e sensação agradável de estar em um ambiente organizado é responsável por boa parte da fidelização dos clientes. Então, mesmo tendo que reduzir a equipe, a realização das atividades de governança não pode ser negligenciada”, alerta.

Também serão debatidos os temas: “Liderança com foco em gestão de conflitos na governança”, por Luciana Tebar, consultora em hotelaria; “Higienização em cozinhas profissionais para redução de patógenos”, por Ricardo Dias, nutricionista e gerente na Indeba; além dos “Diferenciais x benefícios em equipamentos de lavanderia”, com Clarice Nicoletto, gerente comercial da Maltec, importante indústria gaúcha do setor de máquinas.