Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO NO MERCADO DA RIBEIRA, LISBOA: COMIDA APENAS REGULAR

Experimentamos as comidas dos Restaurantes Marlene Vieira e Prego da Peixaria
14/01/2024 às 11:52
   O TimeOut Lisboa mais conhecido como Mercado da Ribeira é o local gastronômico mais efervescente da capital portuguesa localizado na Av 24 de Julho. É tão badalado e conhecido quanto o Mercado Modelo, de Salvador, com a diferença que o TimeOut é especializado em gastronomia - comes e bebes - e tem apenas uma loja de artesanato de produtos portugueses.

  Trata-se de um local para causar, aparecer, badalar, tomar todas, comer as delicias que são oferecidas em suas mais de 25 tendas de restaurantes e se deliciar com os licores e docinhos à venda. O TimeOut não aceita dinheiro e todas as vendas são feitas nos cartões de crédito/débito. Portanto, se você aparecer por lá leve sua 'tarjeta' pois dinheiro vivo não vale nada. Abre para o almoço e funciona todos os dias até zero hora.

  Há de tudo para se comer no TimeOut. Os assentos são compartilhados e tanto você pode sentar ao lado de um turista japones ou de um cearense. Nos horários de pico - finais das tardes - achar lugar é complicado especialmente se a pessoa chega com um grupo. Se for um casal é mais fácil. O sistema é tipo pub inglês, a cada compra de um chope ou comida tem-se que ir ao balcão escolhido fazer o pedido, pagar e esperar. 

    Já que estamos visitando o mercado, creio, pela 4ª vez, la madame Bião de Jesus já havia me advertido de que iria saborear o povo do Restaurante Marlene Vieira, conhecida em Lisboa como "a rainha do polvo" e autora do livro guia "Receitas da Minha Vida", 4º volume de "O Expresso" ela então solicitou o polvo a lagareiro - creio o prato mais vendido no Marlene enquanto yo, sem apetite mais iluminado à vista, resolvi ir ao Prego da Peixaria especializado no sanduiche mais popular do pais, com recheio de carne e de peixe.

    Segundo a folhetaria do TimeOut, Marlene Vieira, é "uma das caras femininas da ala dos chefs e um dos nomes em que a Time Out mais tem apostado ao longo dos últimos anos. Com um percurso feito em restaurantes de luxo, Marlene trouxe à Ribeira o melhor do receituário nacional, tanto em forma de petiscos como de pratos consistentes. Não admira, portanto, que esteja sempre na lista dos favoritos dos nossos turistas".

  Verdade. Nas proximidades do sua tenda há sempre filas de turistas e a madame Bião saboreou o polvo lagareiro, porém, confessou-me que não estava dos melhores que já se deliciou no Marlene. Achou-o em determinados pedaços borrachudo. 
  
   Já o Prego da Peixaria foi a primeira marca de Lisboa a dar valor a esse património, através de um restaurante (hoje, vários) que se especializou na receita da sanduíche nacional e a levou para mares nunca dantes navegados. Há o clássico, com um bife de lombo entre duas fatias de bolo do caco da Madeira, ou uma das versões mais modernas com peixe.

   Arrisquei uma versão mais moderna ao que tudo indica com carne de lombo temperada apenas com sal e cozinhada na chapa ou numa frigideira com pouca gordura, mas confesso que não tinha nada de especial e também já saboreei outros 'pregos' de melhor qualidade em Lisboa. Alguns pedaços sentiu que a carne não estava tão macia quanto esperado e havia algmas ranhuras.

  Tanto o Marlene quanto o Prego da Peixaria têm outras delicias à venda, no caso da Marelene o arroz de pato e o polvo frito; e no Peixaria o bolo de caco de madeira e o cebola frita.

  Evidente que esses restauranrtes do TimeOut não são do tipo excelência e atendem uma quantidade enorme de turistas todos os dias daí que as comidas são medianamente aleboradas e servidas com rapidez, exatamente para que haja um fluxo intermitente. Turista não gosta de esperar muito, mas, claro deseja que as comidas e bebidas servidas sejam de qualidade.

  O que, para nós, esta vez ficou a desejar; Mas, valeu pela visita sempre agradável ao mercado, ao ambiente com vozes de todo mundo e um local sempre limpo.

   -----------------------------------------------------------
   Resataurantes Marlene Vieira e Prego da Peixaria
   Mercado TimeOut (da Ribeira)
   Lisboa
   Av 24 de Julho
   Não há reservas chegou sentou
   Polvo a Lagareiro 16.90 euros
  Prego de carne 11 euros
  Taça de vinho 8 euros Papa Figo
  Classificação 3 DONS