Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO NO ELEVADOR SABOREIA BACALHAU CONFITADO EM LISBOA

Classificação 4 DONS para o elegante restaurante Elevador
10/01/2024 às 11:48
Todo brasileiro ama Lisboa. Ao menos aqueles que a conhecem como eu que por acá ando desde o final dos anos 1970 e sempre que apareço para visitar a "velha cidade cheia de encantos e belezas", como reza a fadista Amália Rodrigues, não me supreendo com uma ou outra novidade, porém, curto a sua beleza e o modo de vida do seu povo que é bem peculiar.

   O que há de estranho, me parece, é o tempo mais frio do que de costume no inverno com temperatura bem baixas e chuva intensa e fina congelante, o que nunca tinha visto noutras eras. 

   Mas, o tempo tá "louco" mundo à fora e nem adianta questionar. Desde que o homem resolveu agredir o planeta com seus agentes poluidores e vem se falando nisso há décadas, uma dia haveria uma cobrança da natureza e o tempo dessa cobrança começou.

   Ou seja, muito frio em alguns lugares, neve onde nunca nevou; e altas temperaturas nos verões dos trópicos e também na Europa. Paciência. Vai seguir assim porque os donos do poder insistem com seus produtos industriais poluidores, mais bombas de toda natureza, e enquanto não houver uma calamidade maior vai seguir assim. 

   Felizmente, alguns paises têm adotado políticas mais associadas a preservação do meio ambiente, com projetos em energia eólica, veiculos elétrios e programas sustentáveis

   Falemos do que nos interessa que a "A Boa Mesa" e deixemos de lero-lero em relação ao clima. É sobre gastronomia que comentamos sempre em nossas andanças e veja que estando em Lisboa hospedado na Baixa Pombalina nas proximidades do Elevador da Santa Justa, marco histórico e turístico da cidade, dai que fomos a um dos melhores restaurantes deste sitio e que tem o sugestivo nome de Elevador. 

    Nome bem original. Observo que, morando em Salvador há mais de meio século, e a cidade da Bahia possui o mais famoso elevador do Brasil e até do mundo Ocidental, o Lacerda, a cidade do Salvador não tem um restaurante com este nome de Elevador.

   Ora, pois, na capital portuguesa, já que estamos falando de gastronomia no bairro onde se situa o Eelevador da Santa Justa, existe um restaurante chamado de Eelevador, que tem uma comidinha deliciosa em ambiente intimista tudo no centro antigo de Lisboa e janta-se observando o casario e o vai e vem de turistas em direção ao Castelo de São Jorge e arredores.

   O garçom que nos atendeu, de nome Daniel, é um brasileiro que já mora em Lisboa há anos e nos sugueriu - eu sempre pergunto aos garçons o que as casas têm de melhor - o bacalhau confiato e o robalo com ervas.  E como sou, alias, somos obedientes - digo somos porque estava acompanhado da elegante señora Bião de Jesus, mi eterna companheira, e decidimos por consenso acolher um vinho Consensual branco Douro reserva que caiu excelente com as nossas escolhas do principal.

   O bacalhau servido no Elevador é de uma textura admirável dessas postas que são vistas em camadas delicadas delicoso e desmanchar no céu da boa. O bacalhau é servido em molho de caldeirada portuguesa, batatas fritas em rodelas e ralado de ovo. E, com a ajuda do Consensual sobe-se o Elevador da Santa Justa até o bairro alto, na expressão do dizer. 

   A madame também comentou que o robalo estava dos deuses. Filé de robalo com purê de aipo e feijão verde e molho cremoso de manteira com cebolinho. E ficamos, assim, a contemplar os passantes, a chuva e a velha cidade mãe da Bahia. De sobremesa para fechar a noite fondants frios de chocolate, pralinée de avelã e molho de caramelo salgado acompanhado com flute de espumentate, igualmente primorosos.

  Dom Franquito, pois, recomenda o Restaurante Elevador a quem visitar Lisboa. Há dois ambientes, um externo com mesinhas na rua dos Correios e o interno. No momento, de inverno, o mais adequado é o ambiente interno.

---------------------------------------------
Restaurante Elevador
Rua dos Correios, 201
Lisboa
Fone 210 499 000
Faça reserva
Robalo 15.3 euros
Bacalhau confitado 17.1 euros
Consensual branco 19 euros
Fondant 7.2 euros
Classificação 4 DONS