Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO COLOCA NA LISTA DE MELHORES O CAFÉ DE LAS HORAS VALENCIA

Fica localizado no centro da ciudad vieja próximo a Plaza de la Virgem
05/01/2024 às 11:44
   Desde o advento da internet com a universalização da cultura da comunicação é possível se saber quais indicações dos dez melhores restaurantes de Salvador como de qualquer outra cidade internacional - Paris, London, NY, Amsterdan, etc - porque há guias e especialistas para tudo. 

  Claro que algumas informações são confiáveis e outras nem tanto. Nesse campo, como em vários outros, há interesses, lobbys, a força da grana e outros artificios chamarizes, daí que nem tudo que reluz é ouro.

  Tenho por hábito quando estou no centro histórico de uma cidade, eventualmente consultar as listas dos especialistas e o Tripadvisor é o site mais acessado, possuiu um catálogo de 5 milhões de restauranres, mas gosto de pesquisar por conta própria observando com meu olhar alguns lugares que desejo ir.

   Foi assim que descobri no centro da capital valenciana o "Café de Las Horas"com esse título aparentemente sem graça, pero, quando entrei no salão e vi a decoração no estilo dos antigos cafés de Paris e o agito das pessoas, o vai e vem dos garçons jovens como borboletas avoassantes, já estava a solicitar dois assentos para yo e la madame Bião de Jesus.  

   O café fica localizado próximo a Plaza de la Virgen no Carrer del Comte d'Almodóvar e eu estava, também, a procura da Livraria LLIG - a institucional de La Generalitat de Valencia para adquirir um livro sobre o Museu de Belas Artes - quando me encantei com esse espaço neobarroco encantador. 

   O conceito combina o clássico café literário do início do século - o café parisiense, o salão de chá inglês e o bar de coqueétis americano - tudo num extravagante ambiente neobarroco com lustres de cristais imensos, estátuas em mármores, quadros nas paredes, flores, uma fonte d'água com jorro permanente, laranjas, enfim, uma decoração que remete a 'belle-epoque".
 
    É um local cosmopolitana. Tem mais estrangeiros do que valencianos e foi aberto em 1994, complementando apenas 30 anos de existência e anda sempre lotadissimo, mais o ambidnte interno do que á área com sombreiros na rua. 

    Yo e la señora Bião de Jesus nos acomodados num cantinho do salão principal e fomos atendidos pelo garçom equatoriano Andrés, o qual achei que ela argentino, e solicitamos una botella de Juan de Juanes, tempranillo - um crianza safra 2022 - suave, tinto, que desceu ótimo e ficamos a conversar e observar a decoração do local e a fauna a circular e conversar.

   De repente, uma francesa passa por nossa mesa, agitada, vê que estávamos tentando fazer uma foto juntos e se prontifica a fazê-lo. Entonce, la madame Bião já dialogando em francês com a alegre senhora, entregou-lhe o celular e fizemos as posses para as 'pictures'. 

   Ao que consta em algumas publicações no café são promovidas exposições fotográficas, palestras, colóquios, encontros literários, concertos musicais, aulas de intercâmbio de línguas, apresentações de livros, jantares íntimos com música ao vivo e outros.

   Vocês podem estranhar que, nosotros, num café tenhamos optado por vinho e petiscos. Ora, esse é o modelo do local uma mistura de café com bar e restaurante, como o próprio nome reza "de las horas" para passar horas e horas parlando. 

   Foi ai que vim entender o significado do nome e, a essa altura, já estávamos petiscando uma tábua de jamons ibéricos e outra de queijo manchebo, um tipico valenciano com pans, miel e marmelada.

   O local é acolhedor, porém, não intimista. Ao rococó e neobarroco que não deixa um único espaço livre nas suas paredes soma-se o burburinho das pessoas em conversas altas ouvindo-se diferentes línguas como as 4 alemães (dois casais) que estavam em mesa ao nosso lado, a outra mesa das francesas (três cajas) adiante, enfim, bom sitio para badalar, causar.

   Não saberia dizer se 'causamos' alguma coisa. O certo é que gostamos demais do "Café de las Horas" e a casa já entrou na lista particular de Dom Franquito para futuras visitas se assim acontecer.

   Diria que, muitos frequentadores do local preferem os cafés, bolos e tortas; e/ou os coquitéis e gins com queijos e jámons. E, outros tantos, como nosotros, vinhos que são vendidos em taças ou garrafas de 750 ml. Há uma enorme variedade de chás à moda inglesa.
-------------------------------------------------- 
Café de Las Horas 
C/ del Comte d'Almodóvar, 1, Ciutat Vell
46003 València, Valencia
Horário de funcionamento: 
Fecha à 01h30min
Telefone: 963 91 73 36
Vino temornillo 17 euros
Tábua de jamons 11 euros
Classificação 4 DONS