Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO VISITA MERCADO DE LA IMPRENTA VALENCIA E GOSTOU DO LOCAL

Fica localizado na calle Mascota, 16, Centro de Valencia, Espanha
30/12/2023 às 11:43
    
   Valencia sempre tem alguma novidade a cada ano que retornamos a esta cidade. Desde o último mês de março está funcionando o Mercado de la Imprenta espaço gastronômico que lembra o Mercado da Ribeira, de Lisboa, porém menor a mais dedicado a petiscar do que almoçar e/ou jantar.

   O local é acolhedor e o projeto ocupa o prédio da antiga Imprenta Vila, fundada em 1908.

   O que isso significa?  Um prédio histórico localizado no centro da cidade que remonta ao início do século XX e foi construído pelo empresário José Vila, que integrava uma família dedicada às artes gráficas, e confiou a obra ao mestre-de-obras Vicente Cerdá.

   O edifício, localizado entre as ruas Maestro Sosa e Mascota, próximo à rua San Vicente, serviu como fábrica de impressão e encadernação, que funcionou durante várias décadas. Porém, com o passar do tempo, a Gráfica da Vila Velha caiu em desuso e começou a deteriorar-se. Fenômeno que também aconteceu em Salvador e quem não se atualizou teve que fechar as portas.

   O nome - aparentemente remente em português - a um "Mercado da Imprensa", mas, na realidade, embora impressão tenha a ver com imprensa escrita, era uma antiga indústria gráfica sem uma relação direta com a imprensa (prensa).

   Óbvio, no entanto, que jornalistas, radialistas, profissionais de imprensa de uma forma geral, artistas, escritores, intelectuais, design gráficos e outros, frequentam o mercado que é aberto ao público e aos turistas

   E, claro, estivemos ontem, à noite, por lá - yo, la madame Bião de Jesus, meu filho Agapito - el dios del armor e sua esposa Vitoria Giovanini - para saborear os petiscos e conhecer esse novo "point". Como la Giovanini é arquiteta o olhar dela também passou pela arquitetura do prédio, o restauro, os materiais, móveis e outros.

   Yo, sendo periodista me detive en recorridos a "fauna" humana - os tipos comensais, la gente - para no momento de escrever essas linhas citar um pouco o perfil de alguns deles como o argentino Juan, do Pobre Juan, que nos atendeu mui bem e nos serviu empanadas variadas, creio, a mais deliciosa a "rabo de toro".

   O cardápio do Mercado de la Imprenta é variado e incorpora produtos e vinhos de qualidade de todos os cantos de Espanha, com especial atenção às denominações de origem valencianas.

   Eu, digo-vos, sem segredo, que adoro mercados e conheço dezenas, tantos da Bahia e do Brasil, quantos do exterior, e já morei proximo de La Boqueria, de Barcelon, onde ia, dia sim; dia não; o Convent Garden (London), o Pulgas (Paris), o Central também de Valencia, o da Ribeira (Lisboa) e o nosso querido Mercado Modelo (Salvador).

   Claro que cada qual tem sua característica e ao que consta nos escritos da imprensa valenciana o La Imprenta tem como referências o Mercado de San Miguel em Madrid, La Lonja del Barranco em Sevilha ou El Mercado de Correos em Múrcia, as propostas incluem hambúrgueres como Hundred com a sua nova marca Super Smash Bros, Baovan (baos), Juan Gargallo ( charcutaria), Benvolgut (aperitivos e vermute) ou Bocadelia (para tapas diversas). Existem também outros espaços dedicados às conservas, especialidades de café, doces ou vinhos.

   A propósito experimentei dois petiscos que nunca tinha comido: o brioche de pork belly com cebola morada, piparras con toque picante e salsa de mostaza e miel; e o bao van pulled pork.

   Gostei mais do pork belly do que do Torrezno de Soria, assim como apreciamos a tabla de chorizo criolla con chimmichurri do Pobre Juan e todas suas empanadas em especiais a Rabo de Toro, a de Cordero e a Vacio Provolan.

   O Mercado de La Imprenta funciona no estilo pub: vá a tenda que quiser, faça sua pedida, pague e aguarde ser chamado. As bebidas da mesma forma. Algumas tendas só aceitam pagamentos em caixas eletrônicos e possuem maquinas "cashlogy by Azkogyen". Outras aceitam dinheiro vivo (a cada dia mais desprestigiado). 

   Os preços dos petiscos variam entre 3 a 16 euros. O bao custa 5.4 euros; o brioche de pork belly 4.9 euros; uma taça da cerveja da bodega 3 euros; empanadas 3.5 euros; cones com toresmos, batatas e outros, 3 euros; tábua de jamons 17 euros; tábua de queijos 10 euros; copa de vino 3 a 6 euros euros.
  
     O mercado tem 1.800 metros quadrados e dois pisos. No dia em que estivemos por lá só estava funcionando o piso terreo. Na proposta dos empresários Juan Albert e David Nuñez há programação cultural paralela ao longo do ano para acompanhar as noites, onde não faltam workshops, exposições fotográfica históricas, mercados de artesanato local, showcookings e apresentações.

   Horário do mercado gráfico em Valência. O horário do Mercado Gráfico é de quarta a quinta das 12 às 00h00, sexta das 12 às 00h30, sábado das 10 às 00h30 e domingo das 10 às 00h00 (segunda e terça, encerrado). 

---------------------------------------------------
Mercado de la Imprenta
Calle de la Mascota, 17
Para petiscar
Classificação 3 DONS