Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO COMEMORA 30 ANOS DE CASADOS EM JANTAR NO ROOFTOP ATENEA

Fica localizado no centro da cidade de Valencia, ciudad vieja
28/12/2023 às 10:29
  O Rooftop Atenea Sky Valencia é o espaço de lazer e gastronomia mais procurado e festejado desta cidade da Espanha mediterrânea, localizado no centro da cidade velha no terraço do oitavo andar do edificio Mercantil Ateneo com vista de 360 graus da city permitindo observar desde a Cidade das Artes, conjunto arquitetônico inovador do Calatrava, a longa distância, ao prédio da Prefeitura e do bairro El Carmen, no centro.

   O local é multiuso com bar, longue, restaurante e área contemplativa para casais com mesinhas com assentos altos e vista para a Esplanada do Ateneo Mercantil e foi inaugurado em abril deste ano e já é um dos mais procurados e comentados de Valência.

   O Rooftop (telhado) Atenea Sky (céu) agrega um novo conceito de cocktails e gastronomia da cultura valenciana em projeto que uniu os grupos Salir e El Alto, experientes na agenda cultural e gastronômica e criaram um conceito para o Atenea Sky unindo cultura, eventos, cocktails, gastronomia e inovação.

   O espaço tem 500m2 e capacidade para 150 comensais, desenhado pelo atelier Janfri & Ranchal, responsável por projectos como o Six Senses Hotel em Ibiza , restaurante Vaqueta ou Hotel Vallier.

   A nova localização é inspirada na ideia dos telhados como uma experiência diferente dentro da própria cidade, além de ter a vegetação como ponto predominante, criando um ‘oásis’ no coração do centro, em linha com ‘Renatura’, projeto que será executado pela própria Prefeitura na praça que fica aos pés do que será o Atenea Sky, comenta a propaganda na internet.

   O Atenea Sky não se enquadra na designação de restaurante, nem de discoteca. Queríamos criar uma experiência diferente para todos os que visitam o centro de Valência e querem conhecer um ponto de vista diferente da cidade, da sua cultura e da sua gastronomia' afirma Óscar Iglesias, diretor do Salir en València, um grupo líder com mais de 20 anos de experiência na criação de eventos e ofertas culturais e inovadoras, em fala ao "El Periódico".

   Bem, agora que dei as dicas gerais sobre o projeto, Dom Fanquito fez uma reserva na última quarta-feira, 28, para comemorar os seus 30 anos de casado com a señora Bião de Jesus, com os convidados nosso filho, Tasso Filho e esposa Vitoria Giovanini, e constatou que, de fato, apesar de estarmos no inverno com noite bem fria, o local é maravilhoso.

   Creio que os empreendedores acertaram em cheio. O local tem alma, alegria, raiz, vegetação adequada, decoração primorosa, espaços múltiplos e um atendimemto muito bom. O garçom que nos serviu - Alexsandro, educado, sensível, atencioso. E nós adoramos o vinho, a champagne, o uisque, as entradas e a comidas principais todas bem elaborada e deliciosas.

   Iniciamos com um tempranillo Carmelo Rodero de 2022 com 9 meses de idade, da Ribeia del Duero, encorpado, sabor de frutas vermelhas, e mais croquetas de jámon ibérico, figalletes de la Marina - mini hamburgues de embutidos - e gofre elaborados de batatas bravas com alho e óleo e molho picante. Todos deliciosos e bem empratados.

   De principal, yo solicitei una costilla de ternera e fui seguido por mi nora; la madame Bião pediu un cordero ao estilo del chef marinado e cozido a baixa temperatura por 24 hs; e Tasso Filho pediu um solomillo de ternera ao foie com redução de saqué doce. Comidas bem elaboradas, deliciosas e fartas. Nada daquilo que pode parecer apenas belo. Eram pratos belos e gostosos, apreciáveis, tanto que saboreamos a gosto infinito.

   Gostamos demais do Atenea Sky embora só tenhamos desfrutado da área do restaurante. Fica para próximas oportunidades curtir os bares, o longue e a área da vista panorâmica e som do DJ dançando no local. Ao que sei no último verão o local bombou com centenas de jovens.    

 «Não é um projeto que chega simplesmente ao coração de Valência, mas que se torna parte viva da sua cultura e gastronomia», comenta Ignacio Aliño, codiretor geral do Grupo El Alto junto com seus irmãos Fernando e Isabel, sobre o que eles esperam alcançar - disseram ao "El Periódico".
 
  Para encerrar nossa noitada la madame Bião de Jesus patrocinou uma rodada de copas de champagne Moet & Chandon . Afinal de contas, não é todo dia que se faz 30 anos de casados.
--------------------------------------
 RoofTpo Atena Sky Clube 
 Marques Del Turia, 23
 Valencia Espanha
 Fone 661 02 54 59
 Exige reserva
 Melhor horario para jantar 21 h
 Abre 11 h e fecha às 1h30min
 Vinho Carmelo Rodero 26 euros
 Figatellas 8 euros
 Costilla de Ternera 21 euros
 Solomillo 28 euros
 Cordero 24 euros
 Copa champagne 12 euros
 Aceita todos cartões internacionais
 Classificação 4 DONS