Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SE DELICIA COM TAPAS DO BOATELLA NUMA PLAZA DE VALENCIA

Um bar e restaurante popular na Plaza del Mercado, 34, Valencia, Espanha
22/12/2023 às 11:24
    Participei em Valencia, Espanha, hoje, de um desses programas que chamamos de especiais, yo, juntamente com a madame Bião de Jesus e nuestro filho Agapio, el dios del amor, um bate papo num restaurante estilo 'pé sujo' intitulado Freiduría Boatella Tapas localizado na Praça Del Mercado Cetral, 34, para saborear camarões fritos empanados, batatas bravas, pan e agulhinhas fritas dessas que lembram as petitingas.
 
   Participamos desse salutar encontro depois de visitar o Mercado Central da cidade que é ponto de atração turística com suas centenas de tendas de queijos, vinhos, pescados, carnes, doces, verduras, frutas, jamons e uma variedade enorme de petiscos servidos no prato, no palito, em pães e assim por diante. É um "recorrido" como dizem os espanhós muito agradável e, claro, saboreia-se una copa de vino, uma taça de cava, un pitxo com azeitonas e queijos.
  
   Já o Tapas Boatella que fica ao lado de uma das entradas do mercado é um desses bares no estilo antigo onde os garçons ainda atendem anotando os pedidos em blocos pequenos de papel, as bebidas são ótimas e as tapas deliciosas, numa muvuca enorme repleto de espanhóis e turistas sentados nas cadeiras das inúmeras mesas e em frente ao balcão no estilo do Caxixi do Mocambinho rolando cerveja, vinhos, petiscos e conversas em vozes altas.

  Nada de intimismo neste tipo de bar que também serve café, bolos, sucos e lulas fritas, numa mistureba impressionante todo mundo se entendendo.

  O proprietário da Casa, Juan Martinez, disse-me que o Boatella está completando 33 anos, a idade de Cristo, com atendimento de qualidade, alto astral e um serviço profissional com garçons sensíveis e profissionais. 

  De fato, o que presenciamos foi um atendimento primoroso desse que agrada em cheio aos clientes num ambiente agradável, descontraido e onde o vino desce redondo, suave, ainda mais quando acompanhado com o que pedimos as agulhinhas fritas, os calamares empanados e las batatas bravas. Foi de gritar olé.
 
 Meia volta, volta e meia, dom Juan, el proprietário, passava nas proximidades de nossa mesa e perguntava se estava tudo bem conosco e se queriamos algo mais.

  O certo foi que desfrutamos de uma tarde de bom humor, nos deliciamos com las tapas e saimos satisfeitos do La Boatella, lugar com "direcion" das melhores em Valencia, no centro histórico ao lado do Mercado Municipal e próximo da sede da Prefeitura da cidade.

  Taí um local que recomendo de olhos fechados. Isto é, para quem gosta de um sitio popular onde eventualmente pombos e passarinhos rondam as mesas. 
  -------------------------------------------
Tapas Boatella
Plaza del Mercado, 34
Funciona dia e noite
Vino Alvarinho 18 eurps
Gambas fritos 14.5 euros
Batatas bravas 11 euros
Agulhinha frita 13 euros´
Água 1.5 euro
Coca cola 2.5 euros
Classificação 3 DONS