Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO EM TEMPORADA NA ESPANHA APRECIA PUNTILLAS DO PICCOLINA

Restaurante fica localizado em Moncada região metropolitana Valencia
16/12/2023 às 09:33
 Pra iniciar a temporada espanhola Dom Franquito esteve em Moncada, cidade geminada de Alfara Del Patriarca donde se encontra na Região Metropolitana de Valencia e visitou o restaurante italiano Piccolina, bem famiglia, do Roberto Sodano e seus de casa, para um tinto e umas puntillas.

 Yo, la señora Bião de Jesus, Agpito el dios del amor e sua Vitoria Goivanini fomos às taças desgustando um tempranillo Prado Del Rey Roble Merlot de coloração púrpura luminosa, fruta vermelha, rosa e caramelo, mui agradável e mais as puntillas e as focaccias con serano.

 Noite agradável temperatura externa em Moncada em 8 graus e ambiente aquecido na casa Sodano com atendimento excelente, lugar aconchegante, poucas mesas, intimista pero no estilo das cantinas da Itália onde as pessoas falam um pouco alto e brindam à vontade neste período pré-natalino.

 Nesta época do ano tanto aqui na Espanha quando em outras cidades do Ocidente sempre é bom fazer reservas nas casas comedoras - como dizem os espanhóis - porque estão lotadas diante das confraternizações do final do ano que são muitas. Na Espanha, então, onde uma das diversões é comer e confraternizar no estilo da grande familia ou em grupos de pessoas que trabalham em empresas os restaurantes andam superlotados.

 A Espanha vive um bom momento em sua vida politica com o premier socialista Pedro Sanches e inflação controlada e até queda de preços de vários produtos comestíveis. 

  O senão nesta temporada de inverno fica por conta de borrascas que aconteceram no mar da Galícia havendo um prejuizo enorme na captura das almejas que é um prato típico da Espanha e também apreciado em Portugal. 

   Essas estão mais caras e até sumiram do mercado a TV explicando aos ouvintes que todo cuidado é pouco em consumi-las porque está à venda produtos contrabandeados e de qualidade duvidosa.

 Não foi o nosso caso que ficamos apenas nas puntillas - uma especie de pequena lula - empanadas e fritas e na focaccia que todos vocês conhecem. 
 ---------------------------
 Restaurante Piccolina
 Emilio Roman Lin, 3
 Moncada - ESPANHA
 FONE 961 300 143
 Prado del Rey 18 euros
 Focaccia 6 euros
 Puntilla 9 euros
 Não cobra serviço 10%
 Classificação 3 DONS