Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO DE VOLTA AO ACONCHEGO SABOREIA LAMPIÃO BAMBÁ EM PITUAÇU

Ao lado do Parque Metropolitano de Pituaçu entrada após o Circo Picolino
20/08/2022 às 15:46
   Depois de uma temporada parisiense estou de volta ao meu aconchego e lembro do verso entoado pela cantora Elba Ramalho: "Estou de volta pro meu aconchego/Trazendo na mala bastante saudade/Querendo um sorriso sincero, um abraço/Para aliviar meu cansaço/E toda essa minha vontade". 

  

   Claro a poética da cancioneira nordestina fala do 'cansaço', o que não é o nosso caso, uma vez que ninguém - assim imagino - fica cansado numa temporada em Paris. Pelo contrário, se rejuvenesce, aprecia as belas imagens da capital de Victor Hugo, mas, também é verdade, estar no aconchego é agradável, é saudável e rever os amigos faz parte desse enredo.

  

   Foi o que aconteceu na última sexta-feira, 19, no "Bambá de Dendê", restaurante de Pituaçu, Salvador, onde revi cinco amigos da Serrinha - Jorge Matos, João de Deus, Waldemir Oliveira, Uziel Lopes e Aloísio Short - e saboreei um prato típico da casa baiana intitulado "Lampião Bambá" a base de carne desfiada, queijo coalho, banana da terra frita e pimenta de biquinho.

  

  Ora, para quem passou 90 dias comendo foie-gras e escargots, dois típicos pratos franceses, e o meu predileto peito de pato, cair de boca numa comidinha baiana bem temperada com a carne de fumeiro desfiada e sobreposta a generosas tiras de queijo coalho, ao ponto, nada mais agradável. E, por conseguinte, já que no Bambá a brisa sopra do Atlântico com mar aberto à vista, uma puro malte Brahma geladíssima, representou a volta ao aconchego em alto estilo.

  

   E mais agradável, ainda, foi o encontro com os amigos, os papos e causos da Serra, até de um corre nu que aconteceu em tempos idos, lembranças também da Boite Xis que teve seu tempo de glória nos anos 1975/1976 com o maitre Djalma Oliveira no batente, histórias que lá se vão no decorrer do tempo e não voltam mais, mas, ficam nas lembranças e são motivos de gozo, de alegria e de conversas sem fim.

  

   O Restaurante Bamba de Dendê se localiza no mesmo local do antigo Sentoulas repaginado, com ambiente bem arejado pelo sopro do mar, galpão com pé alto belíssimo, um primeiro piso donde se enxerga as naus que se dirigem a Baía de Todos os Santos a partir de Itapuã, que foi a rota antiga dos navegadores portugueses que descobriram a Bahia e aqui se instalaram a partir de 1549 fundando a cidade do Salvador, decoração bem baiana com motivos da gente da terra, cadeiras confortáveis para os clientes e um atendimento de qualidade. 

 

   No comando da cozinha o mâitre Luciano Santana e além do "Lampião Bambá" há uma variedade enorme de pratos saborosos como o "Mistão Bambá", "Picanha com Queijo Coalho", "Carne de Sol Coberta", "Carne de Fumeiro na Chapa", "Costela de Porco na Chapa", "Cupim Grelhado", moquecas e peixes mais lighhs com saladas e legumes no vapor. O cardápio em bebidas também é amplo e variadíssimo. 

  

  Portanto, as opções para os clientes são muitas e de boa qualidade. Os preços são compatíveis no mercado da capital baiana. Diria que, quem vai ao "Bambá de Dendê" não se decepciona. Faltou, no meu entendimento, uma musiquinha para animar o ambiente. Mas, isso vai ter, com certeza, no Encontro dos Amigos de Serrinha, no próximo dia 19 de novembro, com Tom Caldas e outros cantantes da Serra. É quando voltarei ao Bambá.

  

  Aliás, devo até voltar antes, pois, quando já havia saboreado o "Lampião", João de Deus pediu uma porção de "lambretas" aceboladas que me deu água na boca.

------------------------------------------

RESTAURANTE BAMBÁ DE DENDÊ

Rua Manoel Antônio Galvão, 361 

Pituaçu, Salvador

Abre todos os dias às 11h

Menu: bambadedende.com.br

Telefone: (71) 3231-4982

Lampião Bambá R$51,90

Puro Malte 600 ml 14,50

Atende ifood.com

Classificação 3 DONS