Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO EM ALMOÇO FRUGAL NO SAPORI DE PARMA SABOREIA FARFALLE

Um pequeno restaurante italiano na rota da escola da madame Bião de Jesus
07/07/2022 às 09:16
  Nem só de comidinhas francesas vivem os parisienses e os mihões de turistas que passam algunas dias na capital da França a cada temporada. Há quem ache as francesas bem decoradas, saborosas, porém, em pequena quantidade. 

   Por isso mesmo, diante da globalização, há uma quantidade imensa de restaurantes de comidas asiáticas, africanas, sul americanas e europeias, especialmente da Itália. Os italianos são milhares e mais práticos sobretudo diante das pizzas, uma iguaria boa e barata e que pode ser comprada por inteiro ou por fatias. E, também das massas com seus variados e saborosos molhos.

   No caminho da escola da madame Bião de Jesua, a École de Langues Acoord, especializada em francês com intensivos puxados, vê-se um pequeno restaurante italiano especializado em produtos da região de Parma, comuna medieval, hoje, cidade universitária na região Emilia-Romagna, célebre pelo queijo parmesão e pelo presunto de Parma. 

   O local se chama "Sapori de Parma" e fica localizado na Avenue Suffren, próximo a Torre Eiffel pelo lado do Champs de Mars, oposto ao Trocadero, river gauche.

   O Sapori é uma típica casa italiana familiar onde marido, esposa e cunhada atuam em harmonia no pequeno salão e na terrasse na calçada da Suffren. 

   O salão é aconchegante, decoração simplerrima e com produtos comestíveis da Itália - em especial, de Parma - à venda - lazanhas, nhoques, azeitonas, queijos, presuntos, vinhos, etc, e os clientes podem fazer o que nós fizemos, yo e la madame Bião de Jesus, que, além de almoçarmos no local levamos para casa uma botella de vinho, azeitonas e nhoques congelados. 

   O nhoque é pré-cozido e é só colocar na geladeira e depois por em água ferendo por dois minutos. Acrecenta-se o molho e papa-se.

  Bien, no Sapori, acomodados no pequeno salão solicitamos a senhora que nos atendeu um Montepulciano d'Abruzzo, de origem protegida e mais um risoto au cittron verte e um farfalle au parmeson, creme de leite e salcinha. Enquanto esperávamos os pratos principais petiscamos presuntos.

  Para fazer esse risoto pique as chalotas e o alho. Aqueça metade do azeite em uma panela. Adicione a cebola, o alho e o arroz e refogue até o arroz ficar translúcido. Regue com o caldo. Cozinhe aproximadamente. 20 minutos, mexendo sempre. Enquanto isso, pique o manjericão e esprema o suco de limão. Misture os dois com o parmesão e o restante do azeite. Misture ao risoto e sirva.

  Farfalle é um tipo de massa cujo nome deriva da palavra em italiano para borboletas, devido ao seu formato característico, podendo ser associadas também às gravatas-borboletas ou laçarotes. Pode aparecer em massa de diferentes cores, devido à adição de tomate ou espinafre. 

  Diria que nossas refeições foram adequadas ao momento - almoço frugal - sem demorada, pois, tínhamos outros compromissos adiante relacionados a fisioterapia. 

   Mas, ainda assim, gostamos muito do Sapori de Parma - em francês, Saveur de Parme; em português Sabor de Parma - tanto que levamos para casa nhoque, azeitonas e um Terre degli Eremir Montepulciano. E ainda prometemos voltar ao local, em breve.

------------------------------------------- 
SAPORI DI PARMA
80 Avenue Suffren, Paris
Tel 0986303920
Proximo a Torre Eiffel
Fecha às 15h e abre 17h
Metrô estação Grenelle
Montepulciano 19 euros
Farfalle 14 euros
Risoto de citron 12 euros
Classificação 2 DONS