quinta-feira, 02 de abril de 2020
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO CAI DE BOCA NO ARROZ DE HAUÇÁ DO ACHEGO NO PELÔ

Vá experimentar uma das comidas mais saborosas da Bahia
08/03/2020 às 14:15
 O arroz de hauçá é uma comida originária da África e servida a orixás nos terreiros de candomblé da Bahia. Daí migrou para as residencias do povo de santo e para os restaurantes de Salvador, mas, são poucos aqueles que sabem fazer esse prato delicioso.

  É um arroz sem sal, cozido com bastante água exatamente para ficar mais cozido e quase desmanchando. Consome-se com molho de pimenta-malagueta, cebola e camarão ralados na pedra, e carne-seca frita com alho e cebola.

  É uma comida ritual trazida da África pelo povo hauçá, cozido somente com bastante água: não se coloca óleo, tempero, ou sal, pois será oferecido a Oxalá e Iemanjá, podendo ainda ser oferecido a todos os orixás, em formato de bolas ou numa tigela.

   No Achego de Sêo Miguel e dona Lia, Pelourinho, saboreia-se um arroz de hauçá de tirar o chapéu. No meu caso, de tirar a boina. 

   Trata-se do 'carro chefe' dessa casa do Maciel de Cima, 1. Frequento esse local desde outubro do ano passado por indicação do produtor cultural Badá.

   Como o próprio nome diz Achego, aconchego, tenda pequena e intimista, com serviço de primeira qualidade e garçons educadíssimos.

   Já havia saboreado uma moqueca de peixe por lá e desta feita deliciei-me com la señora Bião de Jesus na véspera do Dia Internacional da Mulher com o hauçá. 

   Fiquei na dúvida se era bom mesmo. Dona Lia garantiu que sim. E quando o aribé veio à mesa, de fato, saboreamos uma delícia de arroz com camarões e carne. O arroz com gosto do coco. Minha boina já estava no canto de uma cadeira e cai de boca como se diz no popular.

   Taí ai uma receita do Bahia Meio Dia do arroz de hauçá:
Ingredientes
100 g de arroz cozido em água e sal
200 ml de leite de coco
100g de charque dessalgado
50 g de camarão defumado dessalgado
2 colheres de azeite de dendê
1 cebola média

Modo de preparo
Coloque em uma panela o arroz cozido branco, acrescente leite e deixe secar em fogo baixo. Em duas panelas separadas, prepare o camarão e o charque com cebola. O charque precisa estar cortado em fatias finas, para ficar crocante. Coloque o arroz em uma forma e depois em um prato. Adicione o camarão no centro e o charque ao redor.
-----------------------------
Restaurante Achego
Maciel de Cima, 1
Pelourinho
Arroz de hauçá R$85,00
(Para duas pessoas)