Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO FOI CONHECER O SAN TOMASSO O MELHOR ITALIANO DE VALENCIA

Um restaurante italiano mui especial
08/01/2020 às 11:49
   O Ristorante San Tomasso está entre os 10 melhores dos 372 italianos de Valencia, Espanha. 

   San Tomasso, São Tomás em português é o santo do medievo italiano Tomás de Aquino frade católico da Ordem dos Pregadores italianos cujas obras tiveram na Escolástica, teologia e filosofia cristã, forte influência na formação do pensamento cristão. É conhecido como "Doctor Universalis".

   É um clássico daí que o San Tomasso, o ristorante italiano, tem um pouco dessa filosofia tomista, na ambientação, nos serviços, na qualidade da comida que serve, cuidadosa, bem preparada, cada pedido em um tipo de prato (louça) diferente, harmoniosa, o que dá um charme todo especial ao local.

   Diz-se que Roma se encontra na ciudad vieja de Valencia com el San Tomasso no bairro La Seu (da Catedral Metropolitana madre Maria, la Seu) com suas especialidades em carnes, pastas e cocina italiana. 

   Há dois ambientes no Carrer de la Corregeria, próximo da sede da Generalitat (palácio do governo) um internor não tão amplo como se espera e uma terraza dando para a calle d'En Beau onde está, también, La Prosciutteria di San Tommaso.

   O salão interior do San Tomasso tem dois ambientes distintos no primeiro piso nas proximidades do balcão e bar e um superior ao lado da cozinha com decoração classica e moderações vintages, quadros de personalidades nas paredes, vitrôs, lustres de cristais, relogios, quase no estilo cantineiro italiano.

   São locais que se apresentam até apertados e pouco intimistas porque a casa está sempre locada de clientes, muitos dos quais italianos e espanhóis que adoram conversar alto, e a terraza da calle d'En Bou um local mui agradable e até melhor do que o interior de la caza.

   O importante, no entanto, é a comida servida no San Tommaso, deliciosa, bem elaborada e empratada com visual de encher os olhos de prazer. 

   Solicitamos a jovem Nicole um vino Nero Dávola o tinto mistral mais cultivado na Sicilia e uma tavola formaggi e el Dios del Amor, Agapito, um gim David servido por Francesco um garçom também italiano, como todos da casa, que se parece com o jogador sueco do Milan e outros times Zlatan Ibrahimovic.

   Começamos bien disse-nos Loreta a jovencita italiana que tem pouco tempo em Valencia com su parcero Eduardo que tambien trabalha na casa e nos serviu quase em confraia. 

   Nicole trocou informações com mi Nora Vitoria Giovaninni que tem descendência italiana dos imigrantes paulistanos de Limeira. 

   Nicole mui atenciosa como los demais jovens garçons honram o San Tomasso e nosotros optamos por comidas bem à moda italiana, la pizza rústica, spaghetti amatriciana, spaghetti carbonara, risoto funghi e gnocchi ripieni for guanciale e gorgonzola.

   Todos os platos saborosos e belos. Fechamos la noche com una rodada de limoncello una cortesia da casa. La média de precios por nosotros com toda essa fartura foi de 22.5 euros incluindo o IVA de 10%.

   San Tomasso é como reza o nobre santo doutor em filosofia é dessas casas que se vai e volta, sempre. Detalhe: só vá neste restaurante com reserva. 96.392.07.55 pois anda sempre lotado.
----------------------------------------------------------------- 
San Tomasso Ristorante
Carrer Corregeria, 39
Valencia, Espanha
Ciutat Vella (Cidade Velha)
Te 96.392.07.55
Comida italiana
Nero D'Avola 13 euros
Gim Davi 9. 50 eiros
Formaggi Tavola 12 euros
Spaghetti Amatriciana 10,50 eurod
Gnocchi Ripieni 13,50 euros
Risoto Funghi 13,00 euros
Rústica pizza 10.50 euros
Aceita todos cartões internacionais
Faça reserva
Classificação 4 DONS