ter?a-feira, 21 de setembro de 2021
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO SABOREIA OS TAPEOS DE LA BODEGUILLA DEL GATO, VALENCIA

Um excelente local para provar a comida espanhola e bebericar un crianza
22/12/2019 às 09:33
  La Bodeguilla del Gato um bar restaurante para tapas, vinos y copas como define su tarjeta é um local muito agradável, com pratos criativos e deliciosos, atendimento nota dez em ambiente prazeroso. 

   O aconchego é de tal ordem como se você, cliente de primeira vez, fosse um antigo frequentador da casa criada por José Lopes Gonzales y Andrés Canelas, em 1998.

   Yo me senti assim, como se estivesse no Porto Moreira de Salvador, minha terra, restaurante que frequento há decênios e as pedidas são anotadas a caneta, como na Bodeguilla. 

   Em La Bodeguilla del Gato que muita gente chama de Bodeguitta del Gatlo o que para nós brasileiros dá no mesmo, na nossa tradução literal uma bodega ou bar para jogar conversa fora, papear, ou como dizem os espanhóis um local de tapeo, copas de vinos e gossip.

   Pra inicio de conversa, la señora Bião de Jesus que comandava nossa mesa, solicitou a jovene e graciosa garçonete Inessa Anufriieva una botella de tinto da Bodega Ramón Bilbao Crianza um tempranillo que manda bem con tapeos. E, nosotros, na ânsia de provar vários sabores de platos, pedimos bien com a ajuda de Anufriieva que nos auxilou nas comandas.

   Ficamos encantados yo, la Bião, sua madre Antonia, mi hijo Apatio - el dios del amor - e mi nora Vitória, com a decoração da casa, a Madona de dieta, a marca estilosa del gato, tudo mui intimista como se estivessemos em nossas próprias casas. 

   Mi hijo reside en Moncada mais acostumado com as cenas de Espanha e yo, la madame Jesus e su madre nem tanto, mais sensíves aos trópicos. Daí, também nossa alegria maior na casa del gato, o acolhimento, o tratamento dispensado.

   E quando chegaram à mesa las primeiras tapas, una tortilla, marca da casa, o pulpo a la gallega e a sépia encebolada aí foi que a conversa ficou mais solta o crianza descendo redondo e nosotros contando nossos casos e discretamente assistindo pelo iphone a derrota do Flamengo para o Liverpool pelo campeonato mundial de clubes.

   En minutos o crianza findou-se e la Bião solicitou a jovene Niessa una otra botella, desta feita, un Caprasia Bodal Merlot característico de uvas das terras mediterrâneas de Valencia, portanto, vino de la casa, mais fuerte do que o crianza e pedimos croquetas bodeguilla e bacalao ao forno com molho branco, este plato, mui delicioso. Yo achei el melhor. Dei-me bem com ele e o merlot. 

   Estavamos num sábado e o restaurante neste dia só abre às 20h30min fechando a 1 hora da manhã, como a maioria das casas desse gênero em Valencia e na Espanha. É muito concorrido e recomenda-se fazer reserva.

   Para se chegar na Bodeguilla del Gato é simples, pero, el gato fica un poco escondido. Faz parte das artes de um gato animal de sete vidas. 

   Chegando-se na Plaza de la Virgen, centro histórico do bairro El Carmen, atrás da catedral metropolitana onde el cardeal Lhovera prega sus homilias, avista-se o palácio da Generalitat (palácio do Governo). Siga a rua até a calle Calatrava. Logo después está a Plaza Negrito e numa rua a esquerda desta praça de nome Catalans, 10, esconde-se el gato.

   Yo ia por lá na sexta, pero, como o gato é preto e baiano é superticioso, preferi o sábado. 

   A plaza Negrito, aos sábados, parece um carnaval. Uma muvuca daquelas que lembra o circuito Barra-Ondina com jovens e adultos bebendo copas de vino e choppe e papeando, paquerando, azarando e ficando se el gato permitir.

    Vê-se que esse gato preto da Bodeguilla não é bobo. É esperto, vivo, animado. Diz-se que en noches escuras deixa a bodeguilla para dar seus bordejos na Plaza Negrito donde tens algumas namoradas.

   Gostamos muito da Bodebuilla e até prometemos a Inessa que não é parente do jogador do Barcelona quase homônima que voltaremos em breve por lá. 

   La madre Antonia diz que só em 2023. Yo e la señora Bião de Jesus e los meninos apostamos em 2020. Hasta lá Sêo José e don Canelas.

   Si, no me esqueci dos chupitos de hiervas digestivos de despedida. Fuertes.
-------------------------------------------------------------------------- 
Bodeguilla del Gato - bar e restaurante de tapas
Com Catalans, 10 (Plaza Negrito)
Tel 963 91 82 35
Valencia Espanha
Picho tortilla 3,90 euros
Pulpo a la Gallega 14,90 euros
Sépia encebollada 5,40 euros
Croquetes Bodeguilla 7,50 euros
Bacalao 8.50 euros
Ramon Bilbao Crianza 18.50 euros
Tinto Bodal Merlot 12.60 euros
Água mineral 2 euros
Coca cola 2.50 euros
IVA 10%
Aceita todos os cartões
Classificação 3 DONS