segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO elege MASÍA DEL VINO como taberna favorita em Valencia

Nos finais de semana é bom fazer reserva
29/04/2019 às 11:35
Há lugares que se vai uma vez e retorna-se. Valencia, na Espanha, tem excelentes restaurantes e não dá pra conhecer todos. E como nossas viagens ao exterior não duram muito tempo isso se torna quase impossível.

   Yo en particular, elegi como o meu restaurante predileto a Masía del Vino, uma taberna, restaurante e vinoteca que se situa no centro da cidade, a duas quadras da Estação Norte dos trens metropolitanos e da Plaza dos Toros, que me gusta mucho pelo sabor da comida, pelo atendimento, pela decoração da casa, pelo burburinho das familias, pelos tim-tins das taças de vino.

   É um lugar gostoso de se frequentar, não intimista, desses de levar a familia, como fizemos e saborear a paella valenciana da casa que és una delícia. Serve naquela paellera (tacho) enorme fumaçando e a garçonete vai fazendo os pratos quase à vista dos clientes. 

   E, claro, em se tratando da Espanha, nada melhor do que un vino basco de Navarra, el Inurieta Sensaciones 2015, tinto roble encorpado, fuerte, com entrada de chistorra com pimentas no padrón, picantes, o que dá mais vontade ainda de degustar o tinto.

    A chistorra é sevida com pimentões tostados na brasa. Também chamada de txistorra é um tipo de enchido de origem basco-navarra elaborado com carne picada fresca de porco ou, por vezes, uma mistura de porco e vaca, e bastante gordura, a que se junta alho, sal, pimentão e ervas aromáticas. O pimentão dá à chistorra a sua cor vermelha característica. Essa mistura com o Inurieta é de 'matar' de bom.

   Estivemos no Masia en familia com mesa de cinco personas, yo, la señora Bião de Jesus, meus dois filhos Nara e Tasso Filho e mi nora Vitoria Giovanini. 

   Foi uma farra pois estava a completar mais um ano de vida no 'jardim de minhas primaveras' e tive direito até a torta com velas, parabéns pra você e aquela cantiga de cumpleanos e de Jesus derramando o seu louvor. E, claro, tive que apagar as duas velinhas.

   La señora Bião de Jesus, entusiasmada, solicitou da gentil garconete un vino Pasión de Bobal mas romantico. O Pasión de Bobal de Sierra Norte é um tinto delicioso da casta Bobal, feito de vinhas antigas. No nariz, aromas de frutas vermelhas e pretas, como morangos. Tim-tim.

  De principal, três se serviram da paella e dois de entrecort e de posteres torta valenciana. 

  La Masía del Vino é meu restaurante predileto em Valencia.

   Atenção apenas para os horários. Na Espanha os restaurantes funcionam (em sua maioria) das 11h30min até às 16h e só reabrem às 20h30min e fecham a meia noite. La Masía não fecha à tarde, pero no horário do meio dia está sempre lotada e é bom fazer reserva.
-----------------------------------------------
Masía del Vino
Taberna, restaurante e vinoteca
c/ Hospital 16
Fone 963 921 566 
www.masiadelvino.com
Valencia Espanha
Área central da cidade 
Próximo ao Museu de Arte Moderna
Paella 13.90 euros 
(Inclui uma entrada e um poster)
Entrecort 17.90 euros
Inurieta (botella) 15 euros
Pasión (botella) 16 euros
Água mineral 2.5 euros
Chistorra 9 euros
IVA 10%
Local amplo e bem decorado
Classificação 4 DONS