Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO, em família, marca presença no Pintxo i Trago

Um local agradável para petiscar e curtir o centro histórico de Valencia
12/04/2019 às 06:20
   O acarajé dos espanhóis é o bocadillo, um sanduiche de pão tipo baguete francês, presunto ibérico, queijo e um pouco de azeite de oliva. Vende-se em qualquer esquina, em todas lanchonetes, bares e padarias. E os preços são variados, entre R$15,00 e R$20,00 a unidade. 

   Mas, há, em Espanha, as tiendas de tapas (tira gostos) com serviços de cervejas e vinos que são de dar água na boca em qualquer nativo e nosotros turistas. 

    No casco antigo de Valência, nos arredores da Catedral Basílica, existe uma plaza, aqui também chamada de Plaça, que é pequenina, pero, acolhedora, intimista. Chama-se Plaça Redonda e nela, com arcadas e tendas de rendas de Espanha, situa-se o Pintxo i Trago, um bar restaurante especializado em petiscos.

    Especialista em tapas, os pintxos ou petiscos no palito de jamon com quejio e uma fatia de pão; queijo brie, geleia de morango e nozes; abobrinha e bolinho de bacalhau; queijo e azeitona negra; kani-kana ralado e molho de queijo; e outros. Cada um desses, a E$1,80.

   Barzinho lotado, mas, por sorte consegumos uma mesa na parte interna. Queríamos ficar na varanda que é mais charmosa ou na parte da plaça, mas, ficou de bom gosto.

   La señora Bião de Jesus solicitou de prima um Nivarius Tempranillo blanco da Rioja e yo achei uma ótima pedida. Mi nora Vitoria preferiu una copa de tinto Dunes e Agapaito una coca cola.

   Tambien de entrada para temperar el vino solicitamos unas patatas bravas com molho de tomate apimentado e molho branco. Aí el vino desceu mais redondo.

   Después caimos de cabeza nos pintxos. Na carta de la casa diz-se 'sirva se usted mismo amplio surtido'. É só os clientes se levantarem e se postarem no balcão onde existe uma vitrine com os pintxos e cada qual faz seu prato a gosto e de acordo com suas condições financeiras.

   Se você preferir antes de saborear os pintxos pode também pedir uma tabla de ibéricos a 14 euros ou platos caseros e tapas. Há um cardápio alternativo de frutos do mar e outros para quem não deseja servir-se dos pintxos.

   Mas, o charmoso neste local são exatamente os pintxos e os tragos que tanto podem ser de copas de vinos a bebidas mais fuertes. Nosotros optamos pelo vino e a botella não demorou muito para findar el líquido precioso. Tanto que nos socorremos com copas adicionais.

    El Pintxo i Trago é um local para se retornar. Simples, agradável, decoração de bom gosto e ótimo serviço.
------------------------------------------------------------------- 
Pintxo i Trago
Plaça Redonda, 9
Centro Histórico de Valencia, Espanha
Patatas bravas 6,50 euros
Nivarius Tempranillo 15,50 euros
Água mineral 1,90 euros
Pintxos 1,80 euros cada
Copa de vino Dunes 2,40 euros
IVA incluido 3,8 euros
Classificação 2 DONS