segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO retorna a Valencia e se delicia no italiano ABBIOCCO

Calle peatonal no centro antigo de Valência próximo da sede da Prefeitura
10/04/2019 às 05:42
 A Calle Ribera em Valência, Espanha, liga a Plaza de Toros a do Ayuntamiento (Prefeitura) e é peatonal, o que chamamos de calçadão. Há, nesta cidade espanhola a beira do Mediterrâneo várias calles peatonais tanto no centro antigo como nos bairros. 

   E, nesses locais, como na Ribera, há vários restaurantes, cervejerias e lojas de toda naturaleza. Muitos desses restaurantes têm toldos no meio das ruas o que proporciona um ambiente bem acolhedor.

   En famiglia, optamos, no entanto, pela parte interna do ristorante italiano Abbiocco, que fica situado na Ribera, 16, e que tem área interna com restaurante, cafeteria e panaderia; e área externa com toldos. 

   Escolhemos a área interna deste belíssimo restautante, com decoração primorosa, comida de ótima qualidade e uma carta de vinhos bem variada, de italianaos, espanhóis, portugueses, valencianos, alicantenses e outros. 

   É desses restaurantes que dá gosto frequentar pelo primor na decoração com atendimento rápido e opções de jantar com um cardápio básico com uma entrada, um prato quente e uma sobremessa (postere) a E$13,90 ou um la carte a gosto do cliente. 

   Os vinhos e as águas e refrigerantes são pagos à parte com carta de básicos tintos e brancos entre E$14,00 a E$65,00 a depender da disponibilidade financeira do cliente.

   Nós, yo, la señpra Bião de Jesus, Agapito e Vitória, mi nora, pedimo um Tarima Hill, encorpado, rojo, de Alicante, tanino, excelente, fuerte. 

   E cada qual escolheu seu prato. Yo, mais contido, pedi unas patatas all'arrabiatta con salsa de tomate san marzanno e guindilla fresca. Já la señora Bião, sempre chique, optou por um canelón relleno de pato y manzana caramelizada com bechamel de trufa negra e mais um risoto al fruti de mare com almejas, gambas e atun rojo. E los ninos, ovo pouche con trufas brancas, risoto e hambuerger con patatas.

   Una cosa de cada vez, jantar demorado apreciando o ambente e o vaivem de pessoas. A Espanha tem uma curiosidade: os restaurantes, em sua maioria, funcionam a partir do meio dia, fecham às 16h; e reabrem às 20h fechando às 24h. Isso também vale para muitas lojas que ainda fecham às 14h e só reabrem às 16h30min. É estranho que no centrão ainda tenham lojas que adotam esse horário.

   O Abbiocco, por exemplo, só abre à noite às 20h e nem adiante chegar antes que está fechado. A opção é v ficar na cafeteria do restaurante tomando um chá ou um café e comendo um pedacito de torta. A casa é especializada em tortas para casamentos e aniversários e tem uma vitrine com esses produtos de deixar água na boca.

   Diria que tudo o que foi servido para nós no ristorante foi de ótima qualidade, comida saborosa, textura no ponto, agradável.

   Minhas patatas all'arrabiatta de solver na bolca e o canelón de la señora Bião agradável.

   Pra completar saboreei um capaccio de piña com gelato de limone e jenjibre de pedir bis.

   Vindo a Valencia, yo recomendo conhecer el Abbiocco.
-------------------------------------------------------------- 
Abbiocco Ristorante Italiano
www.abbioccoristorante.com
Calle Ribera, 16
Fone 672 246 546
Reserva on line 
Tarima Hill 16 euros
Pattatas all'arrabiatta 5,9 euros
Outros platos combinados 13,9 euros
Água Pelegrino 6 euros
Pan de azeite a la braza 2,9 euros
Cobra 10% IVA
Todos os dias ao meio dia e a partir das 20h
Rua peatonal (nãa entra taxi)
Classificação 4 DONS