Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO passa no "O MIGUEL" para abençoar a carne de sol de AJU

"O Miguel" é considerado um dos melhores restaurantes de Aracaju, Sergipe
13/01/2017 às 21:22
 Quem visita Aracaju é quase como uma religião dar uma passada no "O Miguel", o restaurante que serve a melhor carne do sol da cidade, desde 1980, portanto, com longa tradição em bom atendimento e qualidade dos produtos.

   Antonio Carlos, o garçom Carlinhos, é integrante dessa história e está no "Carne de sol do Miguel", antigo nome, desde essa época, com o mesmo entusiamo da década de 1980, alegre, bem humorado, uma personalidade fantástica dessas que recebe os clientes quase cantando e abre a porta da casa na despedida, exatamente um sinal de que se deve voltar ao local.

   Carlinhos diz que não é o Brown da Bahia mas é bom de arte, de entusiasmo, e mostra como era o antigo Miguel no amplo salão da casa: "Era só aquela parte de lá numa casinha e hoje estamos aqui nessde grande restaurante".

   "O Miguel" representa a história de lutas do garçom Miguel Gonçalves Neto que entre 1965/1980 atendeu clientes no Iate Clube de Aracaju até que, graças a essa experiência, montou seu próprio negócio, na Atalaia Velha, no mesmo local que ainda é hoje, na Av Antonio Alves, 340.

   Trabalho duro, persistente, conquistando um cliente a cada dia, a cada passo, até que se consolidou como um dos melhores restaurantes de Sergipe, único do estado premiado pelo Guia 4 Rodos. 

   E o que faz de "O Miguel" receber sempre essa láurea - uma das suas paredes tem os troféus - diz seu sócio gerente Newton Gonçalves Carvalho " é a preocupação com a qualidade e a manipulação dos alimentos" e tom que dona Marizete De Carvalho, esposa de Sêo Miguel, deu à casa (e ainda dá) com seu tempero. É, portanto, um restaurante familiar dos melhores.

   - E Sêo Miguel onde anda? - pergunto a Carlinhos.

   - Está aí, ativo com 80 anos de idade, ainda jogando bola.

   - E que vamos comer? Uma carne de sol com na manteiga de garrafa? - pergunto.

    - Vejo que são 6 pessoas em sua mesa, familia grande, bonita, e se vocês confiarem em mim pode deixar que trabalho o melhor das carnes do sol.

   Quem de nós iriamos contestar um garçom com 38 anos de casa, experiência das maiores?

   Nos olhamos uns com os outros, já estávamos a essa altura tratando de umas "originais" da velha Antarctica e ficamos aguardando a pedida.

   Mi nieta Luna, curiosa como sempre, foi verificar se o sanitário tinha espelhos e se divertiu com o aquário de "O Miguel".

   - Mi abuelo, hablou, venha ver que peixes lindos, azuis.

   E lá fui ver os tais peixinhos azuis e outros, além de contemplar os potes de ambrosias e outras delicias situados numa mesa de canto.

   - Vamos retornar à mesa que Sêo Carlinhos nos chama.

   E, de fato, a carne de sol preparada a pedido do tarimbado garçom deu água na boca, com pirão, arroz, farofa de manteiga e vinagrete. 

   A textura da carne de uma maciez das mais agradáveis e os complementos com a pimenta malagueta de arrepiar.

   Assim é "O Miguel". Detalhes: a especialista da casa é a carne de sol com o pirão de leite, mas, serve também surubim na brasa, picanha argentina maturada e picanha de cordeiro. Nas quartas, malassada de filé; de quinta a domingo, galinha ao molho pardo; sextas, moqueca de bacalhau, fritada de bacalhau e bacalhau a portuguesa. E, diariamente, caruru, empadas e pastéis.

   Vê-se, pois, que "O Miguel" se diversificou o 'chef' recomenda camarão internacional, salmão grelhado ao molho de maracujá e camarão a grega, mas, o top da casa, de fato continua sendo a carne do sol.

   Tradição é tradição. 

   E como diz Sêo Carlinhos, enquanto Miguel joga sua pelada na praia, a gente se delicia na melhor carne de sol de AJU.
---------------------------------------------------- 
O Miguel Restaurante
Av Antonio Alves, 340 - Atalaia Velha
Aracaju - Sergipe
Fone 78 3242 1444
Capacidade para 240 pessoas
Faça reserva se for no final de semana
Estacionamento no local - vagas limitadas
Ambiente climatizado
Carne de sol para duas pessoas R$75,00
Original R$11,00
Não cobra 10% (é opcional)
Abre todos os dias
Aceita todos os cartões
Classificação 3  DONS