quarta-feira, 26 de junho de 2019
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO saboreia porco a moda bávara em restaurante de MuniqueDom Franquito e la señ

DOM FRANQUITO saboreia porco a moda bávara em restaurante de MuniqueDom Franquito e la señora Bião de Jesus saboreiam pratos da comida bávara
24/09/2015 às 16:21
   Quem visita a Alemanha sabe que os germânicos não são primorosos na cozinha. Há, evidente, restaurantes chiques da gastronomia internacional os quais são inacessíveis ao nosso bolso-paladar.    Daí que, normais a outros brasis, encaramos os restaurantes de preços médios, aqueles frequentados pelas familias, de culinária local.

   Na Baviera, onde estou nessa temporada, o próprio nome já diz tudo. Região Sul da Alemanha ocupada pelos búlgaros migrantes ou também chamados de bárbaros, nome dado pelos romanos aos povos estrangeiros, lá pelos anos 300 e 500 dC há inúmeros restaurantes típicos. 

   Essa cultura alimentar que vem desde a época dos godos, hunos, visigodos, etc, prevalece ainda hoje com os pratos de javalis, porcos, chucrutes, gansos, frangos e assim por diante. Muitos deles - a maioria - preparados na brasa à moda do medievo, claro, com as novas tecnologias.
 
   Então, não se surpreenda se você chegar num restaurante de Munique e encontrar uma familia comendo um pato assado usando las manos, sem necessariamente usar garfos e facas. 

    Entonces, yo e la señora Bião de Jesus fomos ao Wirsthaus Rechthaler Hof, no coração de Munique, exatamente para experimentar as delícias da culinária bávara.

    Detalhe: a casa, novissima, de março de 2015, só serve a cerveja Ayinger fundada em 1878, uma das premiadas do mundo, por seu cuidado na seleção dos ingredientes - por meio da aquisição de cevada e trigo de sua própria agricultura e dos agricultores locais, o uso de melhor aroma de lúpulo da região de Hallertau e água mineral gelo-idade de seus próprios Deepwell - garantem a qualidade da cerveja.

   Aying, a 20 km a sudeste de Munique na Baviera Oberland, é um local popular para clientes de perto e de longe. Mas, essa é outra outra história.

   No anexo ao Rechthaler, há um bar privê só para a venda de cervejas. Dedepois de degustar a bier large da Ayinger, solicitamos da garçonete um slice of roast pork served with styrian hor seradish cabbage salad and gherkine   - fatia de porco assado servida com repolho e um molho especial; and spicy debreginer sausage Viena gralled with cabbage, fried aninons and mashed potatos - diversas salcichas com repolho crocante, cebola e pirê de batata. E, mais a mostarda dijon.

   Que tal! Mais típico do que isso da cozinha bávara só um javali a moda do Marquês da Placa Ford vindo diretamente da Bahia para ser assado nalguma barbacoa de Munique.

   Também, como em quase todo restaurante alemão, ainda mais nesse período da Oktoberfest, familias brindam à vida e a cerveja. Fala-se alto, canta-se, comemora-se.

   Yo e la señora Jesus nos divertiamos com a Ayinger, cerveja de aroma forte e própria para ir à luta. Provei das duas, a dark (escura) e a clean (clara). Ambas deliciosas com três dedos de espuma para tirar o gás e descer suave.

   Diria que foram pratos medianos. Aliás, avisei arriba que os germânicos não são refinados na cozinha. Meu porquinho estava com paladar no ponto e as salcichas excelentes, bem cozidas, admiráveis.
Nos restaurantes alemães, pelo menos em Munique que é uma cidade turística, capital da Baviera, e que recebe gente do sul da Alemanha, da Áustria e de outros continentes, os cardápios são em alemão, mas, sempre existe uma ou duas páginas à parte, em inglês, para que possam compreender o que está à nossa disposição.

   Por isso mesmo, escrevi a discrição dos nossos pratos em inglês. Se colocasse em alemão, nem eu entendo essa língua, muito menos meus leitores.
----------------------------------------------------------------------- 
Wirtshaus Rechthaler Hof Restaurante
Arnulfstrasse 10, D-80335 München, Bayern, Deutschland 
Fone 089.557750
writshaus-rechthaler-hof@web.de
www.wirtshaus-rechthaler-hof-de
Bier 3.90 euros  app 20 reais
Fatias de porco 9.90 euros app 48 reais
Salcichas viena 12,90 euros app 65 reais
Aceita cartões internacionais
Decoração típica da Baviera
Ar condicionado
Atendimento rápido e eficiente
Classiicação 3 DONS