sexta-feira, 03 de julho de 2020
Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO reza p/ Santa Bárbara e cai de boca no caruru do COLISEU

Restaurante Coliseu fica no centro histórico de Salvador, no Cruzeiro de São Francisco
07/12/2012 às 17:39

Como bom devoto de Santa Bárabara, a orixá Iansã no sincretismo religioso, senhora dos raios e dos trovões e apreciadora do acará, para nosotros o acarajé, além de ter feito minhas preces e tomado meus gorós, porque festa católica tem que ter doguetes e pingas, sai catando pelo Pelourinho um local onde pudesse comer um daqueles pratos de caruru com tudo o que se tem direito.


   Estava sentado na Cantina da Lua já depois de ter seguido a procissão até o quartel do Corpo de Bombeiros na Ladeira da Praça, me recuperando do percurso, quando alguém me soprou que no Coliseu, no Cruzeiro de São Francisco, tinha um caruru que mataria meu desejo.

   Nada que tivesse com enjôo de parida como a senhora duquesa Kate, mas, desejo de obrigação religiosa, porque se reza ao santa, se louva a santa, e tem que se paramentar com a cor de preferência da entidade, no caso de Santa Bárbara, o vermelho, e também comer o acará, o caruru, o vatapa, a farofa de dendê, tudo nesse tom.

   Tanto que, ao chegar ao Coliseu e ser recepcionado por uma baiana estilosa, como nesta casa o cliente pode se servir à vontade, buffet livre, o camarada pode comer até pocar com valor único, caprichei no meu serviço combinando a tonalidade com o dia da santa, até na pimenta de cheiro, com dentão vermelho.

   O Coliseu é um dos melhores restaurantes do Pelourinho. Amplo, 200 lugares, vista para os dois lados do Pelô, muita animação, adega climatiza, variada boa de vinhos e cervejas, atendimento primoroso, dependências limpissimas, e uma comida deliciosa.

   Só não foi melhor porque a senhora Bião de Jesus  não pode comparecer a esta folia deixando-me à solta e como o Rasta do Pelô estava ocupado com seu tamborim num receptivo à turistas, fiquei a sós com meus dendês e pimientos.

  Então, meu caro, minha dileta leitora, se andares pelo Pelô recomendo que conheças o Restaurante Coliseu, dito em sua propaganda como o "sabor da Roma Negra", bilingue (The Flavor of Roma Negra) que pode ser na hora do almoço ou no jantar, este com show folclórico.

   Eu, de minha parte, fui cumprir minha promessa para a boa santa e sagrada orixá e me dei muito bem. 
---------------------------------------- 
Coliseu - Restaurante & Cultura
Cruzeiro de São Francisco 9/13
Centro Histórico de Salvador, ao lado do Terreiro de Jesus
Reservas 71.3321 6918 ou 3321 5585
Estacionamento via Baixa dos Sapateiros
Não tem ar condicionado
Preço do prato R$50,00
Inclui a sobremesa básica
Bebidas à parte
Funciona de segunda a sábado para almoço e jantar 
Das 11h àS 16H E DAS 19H ÀS 22H  
Recebe todos os cartões
Tem cartão Coliseu Clube