Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO VAI AO ANDRÉS, O RESTAURANTE MAIS CHARMOSO DE BOGOTÁ

Restaurante Andrés Carene de Res, Bogotá, Zona Rosa, Colombia
07/09/2012 às 08:01
Foto: BJÁ
Lomo de res com tomate recheado com queijo e molho de tomante y pimientos
  De Cartagena de Indias para Bogotá são 60 minutos de boeing. Cartagena é cidade
modelo Salvador: praia, bermuda, calor, chopinho, mar, chapéu, maresia; Bogotá é estilo São Paulo: frio, blusão, vinho, cultura, chuva, montanhas. Cada qual no seu cada qual.

   Bogotá é uma metrópole: 8 milhões de habitantes, agito, trânsito infernal e lugares muito legais para se conhecer, visitar e curtir. Há quem goste mais de Cartagena do que de Bogotá; assim como existem aqueles que preferem São Paulo a Salvador. 

   Um desses sitios origionais em Bogotá é o restaurante Andrés Carne de Res, situado na Zona Rosa (El Retiro) num prédio de quatro andares projetado especialmente para essa
finalidade. Nunca vi nada igual para um restaurante em arquitetura, decoração, espaços bem
projetados, modernidade, um primor.

   Para um lugar tão imenso, normalmente os restaurantes funcionam em apenas uma planta, outros em casarões adaptados, tudo está em seu devido lugar nos quatro pavimentos.

   Cada andar tem um nome inspirado na Divina Comédia de Dante Alighieri: terra, purgatório, céu e inferno. Os clientes quando chegam na recepção são direcionados para os respectivos andares de acordo com a quantidade de pessoas. Se for um grupo maior fica no térreo, se são três pessoas vão para o céu e assim sucessivamente.

    Tudo é organizado com controle one-line que permite visualizar as plantas e a ocupação da casa. Ninguém ficar zanzando procurando um lugar. Assim que você é enviado a um desses pavimentos, uma nova recepção lhe coloca nas mesas.

    De quebra, assim que o casal se senta, foi esse nosso caso, yo e la señora Bião de Jesus um trio musical dá às boas vindas cantando una salsa caribenha e coloca faixas e coroas de rei e rainha, com as inscrições convidados especiais, num marketing perfeito.

   A partir das 20h na árte térrea funciona o bailadero até às 3 da matina, com casa sempre lotada, onde rola muita rumba, salsa e som caribenho. É um modelo da boite caribe com
música regional.

   Impressiona a decoração do Andrés: imagens de Cristo, peças do diabo, esculturas humanas penduradas, objetos de ferro e madeira, enormes candelabros, inúmeras peças de arte, uma lojinha de souvenirs, tudo muito bem colocado dando a impressão de que, de fato, se entrou no céu, no inferno e/ou no purgatório. Nem os banheiros escapam da decoração.

   O atendimento é primoroso. Uma galera jovem que cruza de ponta a ponta o restaurante, sobe desce escadas freneticamente conduzindo pratos e bebidas, uma boa loucura.

   Quem nos atendeu foi o garçom Bernie e estávamos a fim de provar o Ábrete Sesamo da casa, um camarão com corvida, mas, Bernie nos cubou e sugeriu um Lomo de Rés com salciha suiça de entrada e todos aqueles ingredientes: mostarda dijon, pimientos, batatinhas e torradas.

   A especialidade número 1 da casa, como o próprio nome dias, é carne de rés. Aquela carne suculenta, novinha, de bovinos criados em alfafa. Então, de principal, depois de dois mojitos, a bebida típica local com room e hortelã, à nossa frente o lomo com tomate recheado com queijo, meias luas de tapica, molho tomate e a Club Colombia, cerveja local, da escura.

   Bem, posso garantir que não há nada especial no lomo do Andrés, ainda que seja delicioso, mas, o que vale a pena mesmo é conhecer o restaurante após o almoço (ou jantar), passar em todos os pisos, verificar os detalhes da decoração e, se for o caso, à noite, curtir o bailadero.

   É o restaurante mais original e bonito que conheci em toda minha vida.
   
--------------------------------------------------
Andrés Carne de Res Restaurante
Calle 82, 11-75 El Retiro
Bogotá,
Colombia
57 1 863 78 80
Média preço do prato R$40,00
Ingresso para bailadero R$20,00
Clube Cola 17.800 pesos
Propina (gorjeta) fica a critério do cliente
Aceita todos os cartões internacionais
Fim de semana é bom fazer reserva