Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

DOM FRANQUITO BRINDA A FOME COM A CARNE DO SOL DA PRINCESA DO SERTÃO

Restaurante Encanto da Carne de Sol, Av Maria Quitéria, 911, Feira de Santana, Bahia
23/12/2011 às 15:02
Foto: BJÁ
Carne do Sol é a pedida mais comum em Feira de Santana
   Estou em fase carnívora: um horror. 
  
   Esta semana ví uma fotomontagem de um protesto contra os comilões de carne bovina, uma deusa do ébano nuazinha em pelo, ao lado de umas ervilhas e outras leguminosas justo dentro de um prato, o que deixa a gente com água na boca e até reflete na hora de pedir um filé ao doge ou um bife a cavalo, dois dos meus preferidos.

   Mas. estando na Princesa do Sertão, a gloriosa Feira de Santana, julgo uma heresia saborear um salmão ou uma tilápia grelhada, e assim o que melhor se faz, como acá fiz de bom coração, é apetiscar uma carne do sol ao ponto no Restaurante Encanto da Carne do Sol, da Maria Quitéria.

   Deixarei para o recém inaugurado Al Mare, dizem que de ótima comida em frutos del mar, o próprio nome já diz, os camarões e as enxovas vindouras com um espanhol da Rioja.

   No Encanto da Carne do Sol, em Feira, a dificuldade é saber qual o tipo da carne e os acompanhamentos, pois, todos são generosos em fartura e de boa qualidade. Há uma variedade enorme de combinações, desde com batatas fritas ou aimpíns cozidos.

   De minha parte, acompanhado do escrita Fabrício Almeida, pedi algo mais "light", se é que isso existe em carne do sol, algo assim como aquela parte do contrafilé sem gordura e bem passada, feijão tropeiro, batatas fritas, pirão de leite, arroz e vinagrete.
E uma pimentinha malagueta.

   Digamos que, apesar de certo desconforto do restaurante, em estilo churrascaria e sem ar condicionado, o sol do início da tarde castigando a Princesa nos primórdios desse verão, deu pro gasto. Satisfaz, em plenitude, a fome.

   Comer carne de sol em bistrô também não dá pedal. É assim mesmo no estilo da casa da Maria Quitéria, sol, cheiro de gordura, pimenta, garçons apressados, cerveja e tudo mais que os ecologistas e pacifistas não desejam.

  E eu a dialogar com Fabrício entortando o garfo e o garçom oferecendo-me um novo talher para traçar aquele pedacinho mais duro, porém, delicioso.

  Não recomendo como programa dos mais felizes. Agora, naquele momento que a comida sempre parece uma delicia, vale.

------------------------------------------ 
Restaurante Encanto da Carne do Sol
Av Maria Quitéria, 911
Bairro Brasília, Feira de Santana
075. 3221.2131
Aceita todos os cartões
Média do prêço da carne do sol para duas pessoas R$55,00
Estacionamento de veículos é na rua
Não há manobrista