Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

TOURNEDOR PIEMONTESE DO ERCOLANO RESTAURANTE VALE A PENA CONFERIR

Restaurante Ercolano fica no bairro da Pituba, em Salvador
17/09/2011 às 08:01
Foto: BJÁ
 
    Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo foi escritor, historiador, jornalista e poeta português da era do romantismo, século XIX.

   Herculano deixou ensaios sobre diversas questões polémicas da época, que se somam à sua intensa actividade jornalística.

   Como historiador publicou História de Portugal, em 4 volumes, e História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal, e organizou Portugaliae Monumenta Historica (coleção de documentos valiosos recolhidos de cartórios conventuais do país).


   Alexandre Herculano não se sabe por obra e graça de quem se transformou em nome de rua no bairro da Pituba (Salvador) e, empresários do ramo de alimentos, adotaram o sugestivo nome de Ercolano para instalar na rua Herculano o Ercolano, bar e restaurante.


   Interessante, pois pois, a idéia.

   E mais ainda, que o local é agradável, a comida é de boa qualidade, a carta de vinhos não tem muitas das botellas que se pede, o Juan Sardá tempranilo está sempre ausente, mas, dá pro gasto diante do bom serviço e do atendimento rápido e primoroso dos garçons.



  A senhora Bião de Jesus foi quem sugeriu passar no Ercolano após se emocionar com o cantante Erasmo Carlos, em show nostálgico no teatro Casa do Comércio, e lá fomos nós certos de que poderíamos beberizar um crianza de España.

  Não o encontrando, o garçom Silva sugeriu-nos um baldito de heineken, prontamente aceito.



  E para jantar, uma vez que estávamos repletos de "sexo e rock n'roll" do camarada Erasmo, de minha parte acolhi um Tournedor Piemontese, um filé bem passado grelhado na chapa servido com molho verde, noisete de batatas e arroz piemontese.

  La senhora Bião de Jesus um Pernil de Cordeiro marinado e assado ao forno de lenha servido com farofa de maçã verde, cebola dourada e purê de mandioquinha.



  Foi o que nos salvou. E a atenção primorosa de Silva e de sua ajudante Paula, sempre a recolocar um pouco mais de keineken em nossas tulipas.


   Diria que o Ercolano não foi o que esperávamos. Pelo que se falava ficou aquém de nossa expectativa. Mas, ainda assim, é um bom local.


  Confunde um pouco o misto de bar e restaurante com áreas interna e externa, uma zoadeira incomum num terceiro salão, o que deixa a casa sem uma identidade mais definida, se bar; e/ou restaurante.

  Bem, pra quem vinha do show do camarada Erasmo, valeu, "mulher...mulher...dizem que a mulher é sexo frágil, mas que mentira absurda! Eu que faço parte da rotina de uma delas, sei que a força está com elas.



-----------------------------------------

Ercolano, bar e restaurante

Rua Alexandre Herculano, 29

Pituba, Salvador

(Referência: próximo ao Itaigara Shopping)

Média de preços dos pratos: R$40,00

Fones para reserva: 71. 3012-4260 3015-1650

Tem manobrista

Comida não demora de ser servida