Colunistas / A Boa Mesa
Dom Franquito

CORVINA GRATINADA COM MARISCOS NO MANGO DE LIMA À BEIRA DO PACÍFICO

Restaurante Mangos, Avenida Malecón de La Reserva, 610, Lima, Peru
30/01/2011 às 03:01

Foto: BJÁ
 
  Bueno, estoy en solo peruano. Y como se dice aqui los pescados del Pacífico son de hacer bien a alma. Em Lima, por posto, hay um restaurante chamado de Alma e sua marca publicitária és couccina viva. Curioso. Estamos en Brasil acostumados a falar de almas transparentes, assombrações e outros dígitos.

  Mas, claro, cada país tem sua cultura e o que os espanhóis chamam de tapas, em Lima e no Peru de uma forma geral, chama-se de piqueos, como o da foto arriba, um piqueo marino do restaurante Mango.

  Mango é a brasileña manga, assim como nariz em espanhol é feminino, la nariz, Uma inversão de gênero. El Mango fica à beira do Pacífico num altiplano com mais de 150 metros de altura capaz de, numa linha reta, enxergar-se o Oriente, se navegar adiante.

  Como não estou a navegar e sim a deliciar os pescados del Peru, a senhora Bião de Jesus, minha companheira eterna, pouco acostumada a umidade deste sítio, local que choveu pela última vez em 1970, e repleta de calor após uma caminhada, provou, de prima, uma Cusqueña, a cerveja peruana produzida com água dos Andes da melhor qualidade.

   E ficamos vendo o mar roncando na costa peruano do Pacífico, numa admirável paisagem, até que a garçonete Rosa, por sinal nombre de mi abuela, serviu-nos uma porção de maiz (milho) serrano com cascas e sal para que a Cusqueña, mesmo não sendo Skol, descesse ainda mais redonda.

   De Cusqueña en Cusqueña, o clima não estava para un vino, e os chilenos dominam o mercado de ponta-a-aponta, ficamos a provar os rolinhos com recheios de mexilhões, hum, un poco de sal e pimenta, que deliciosos.
 
   Momentos depois, Rosa serviu-nos uma corvina gratinada com mariscos, camarões e molho branco.  Uma maravilha de prato, Encantador à mesa e ao paladar.

   Ainda pensei em falar com minha alma viva, porém, não consegui.

   Quando dei conta da tarde, sem o sol no horizonte porque a corrente do Pacífico não permite isso em Lima, a nuvem escura foi cobrindo o mar e nós ficamos a completar esse momento com cafés da Colômbia.

--------------------------------------------------
Mango Café e Restaurante
Av Malecón de La Reserva, 610
Miraflores - Lima - Peru
Fone 242-5705
Não precisa fazer reserva
Preço médio do prato 40 soles (R$25,00)
Cusqueña long neck 8 soles (R$3,00)
Aceita Visa e dólares