Direito

DEAM DE CONQUISTA E PREFEITURA SE UNEM NA PROTEÇÃO DAS MULHERES

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado. Com informações da Secom PMVCA
Tasso Franco , Salvador | 22/11/2023 às 10:42
O mundo é das mulheres
Foto: Secom VCA
  A Secretária Municipal de Políticas para Mulheres e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) assinaram, na manhã da última terça-feira (21), um Acordo de Cooperação Técnica para atendimento a mulheres vítimas de violência em Vitória da Conquista. Com o acordo, foi criada uma extensão do Centro de Referência Albertina Vasconcelos (CRAV), na sede da Delegacia. Segundo a secretária Viviane Santos de Oliveira Ferreira, a iniciativa de colocar profissionais do CRAV na Delegacia tem o objetivo de alcançar o maior número de mulheres vítimas de violência.

“Nós vamos prestar o primeiro acolhimento e depois essas vítimas serão direcionadas aos demais serviços oferecidos pelo Centro”, declarou. A delegada titular da DEAM, Christie Correia Santos Marinho de Andrade, ressaltou a importância da parceria com o município, o que possibilitará às mulheres vítimas de violência, o devido acompanhamento psicológico e jurídico, além de outras necessidades para viabilizar o rompimento do ciclo de violência. “A Polícia Civil consegue fazer a apuração do delito, consegue pedir uma cautelar para preservar a vida dela, mas o atendimento psicológico, o atendimento social vai ser fornecido neste momento com a presença do CRAV aqui na Delegacia”, completou.

Para a gerente do CRAV, Monique Cajaíba Santos, depois da assinatura do acordo, espera-se o aumento de mulheres atendidas no Centro. “Enquanto a DEAM registra, em média, 100 denúncias por mês, apenas uma média de 15 a 20 casos chegam ao nosso serviço”, concluiu. A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para atendimento a mulheres vítimas de violência em Vitória da Conquista faz parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher: Viver é Melhora que Permanecer”.