Direito

FETESBA REÚNE 7 SINDICATOS BAHIA E VAI EXIGIR DE JERÔNIMO 53% REAJUSTE

Segundo a Federação esse é o percentual de defasagem nos salários
Tasso Franco ,  Salvador | 26/03/2023 às 16:56
Federação nasce na segunda-feira, 27
Foto: DIV
   Sindicatos fundam federação para representar servidores do Estado

Sete sindicatos que representam servidores do serviço público estadual anunciam a criação de uma nova federação para a representação dos funcionários públicos da Bahia. O anúncio público será feito em um café da manhã, a ser realizado nesta segunda-feira (27/03), às 8h30, no Hotel Sol Victoria Marina, no Corredor da Vitória, em Salvador.

Participam da iniciativa o Sindsaúde (Saúde), Sinpojud (Judiciário), Sindsefaz (Fazenda), APLB-Sindicato (Educação), Sindpoc (Polícia Civil), Sintest (servidores das universidades) e Sinspeb (servidores penintenciários).

Com denominação de Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado da Bahia (FESPEBAHIA), a nova entidade nasce fortalecida pela filiação dos principais sindicatos, que reúne mais de 90% dos servidores do Estado. O objetivo é unificar as ações e lutas das categorias para pressionar o governo em torno das reivindicações comuns.

Segundo levantamento do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecocômicos), os servidores públicos do Estado precisariam de um reajuste de 53% para recompor os salários ao patamar de janeiro de 2013. Porém, este ano, as entidades não tiveram sinalização do governo estadual quanto a negociação. O mesmo ocorre nas secretarias, que também não estão negociando pautas específicas dos segmentos.