Direito

JORNALISTA GLEEN GREENWALD CRITICA MORAES E DESPERTA IRA NA ESQUERDA

Jornalista tornou-se alvo de ataques nas redes sociais, por criticar o ministro do STF Alexandre de Moraes (Com informações da Revista Oeste)
Tasso Franco , Salvador | 14/01/2023 às 11:22
Gleen durante audiência da Lava Jato no Senado
Foto: REP
  Depois de criticar a atuação de Alexandre de Moraes como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Glenn Greenwald despertou a ira da esquerda nas redes sociais. O jornalista tornou-se alvo de cancelamento na internet, sobretudo de membros do consórcio de imprensa, que recentemente elogiaram Greenwald pela revelação do suposto escândalo chamado “Vaza Jato”, em 2019.

“Existe agora, ou já existiu, uma democracia moderna onde um único juiz exerce o poder que Alexandre de Moraes possui no Brasil?”, interpelou Greenwald, ao compartilhar um artigo do jornal O Globo, na terça-feira 10. “Não consigo pensar em nenhum exemplo sequer. Uma das maiores ironias da extraordinária popularidade de Moraes entre a mídia corporativa e a esquerda, foi que ele serviu como ministro da Justiça, e depois foi indicado para o STF por um presidente amplamente considerado não só ilegítimo, mas ‘golpista’.”

O jornalista Chico Pinheiro, ex-Globo e ex-colaborador da campanha de Lula em 2022, foi um dos primeiros a mirar a artilharia em Greenwald. “Qual é a tua, Glenn?”, pergunta Pinheiro. “Há alguma informação relevante a dar? O país ameaçado, à beira de um golpe, o Judiciário em recesso e você vem criticar quem luta contra o terrorismo bolsonarista? O que se passa com você?”

Até mesmo um ex-colega de Greenwald no blog de esquerda The Intercept Brasil o atacou. O jornalista Wando Filho disse que Greenwald “é um guerreiro que defende a liberdade de expressão do (sic) fascistas no mundo inteiro”. Greenwald deixou o site em outubro de 2020, após ser censurado pelos editores. O jornalista pretendia publicar um artigo com críticas a Joe Biden, então candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata.

Também Britto Junior, ex-apresentador da Record, interpelou Greenwald. “Diga: onde você quer chegar com essa sua constatação agora?”, escreveu. “Esse é o jornalismo fora do lugar, sem nexo e indutor. Você é capaz de fazer melhor.”

A influenciadora digital Cynara Menezes, que comanda o blog “Socialista Morena”, engrossou o coro contra o jornalista: “Você parece mais preocupado em atacar Moraes do que os golpistas que estão tentando desestabilizar o país”.

Além de personalidades conhecidas, os seguidores de Greenwald o atacaram. “Decepção contigo”, publicou um internauta. “Desinformado ou mau (sic) intencionado.” “Já te admirei, hoje só sinto desprezo”, escreveu outra pessoa.