Direito

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O AULÃO ESPECIAL E GRATUITO ENEMGRECIDO

Instituto Cultural Steve Biko abre inscrições para o Aulão especial ENEMgrecido que acontece no dia 2 de novembro
Isa Lorena , São Paulo | 20/10/2022 às 18:31
Ex Bikudos
Foto: Divulgação

Comemorando 30 anos de trajetória e luta por uma educação antirracista, com novos projetos e novas parcerias em andamento, o Instituto Steve Biko, pioneiro no país na preparação de estudantes negras e negros para o ingresso no Ensino Superior, abriu inscrições para o seu Aulão aberto e gratuito, o ENEMgrecido, que em 2022 acontecerá no dia 2 de novembro, das 8h30 às 16h30, na sede do Instituto, localizado na Rua do Paço, no Largo do Carmo (em frente à Igreja do Carmo), em Salvador-Ba.

 

As inscrições podem ser realizadas com o preenchimento do formulário disponível neste link:

https://docs.google.com/forms/d/1APnQ5aWTpDoTGZdAE5d_GoDeIdphh-2SVThiP0yi1qk/edit?ts=6344acde

 

O Aulão ENEMgrecido da Biko é uma iniciativa anual que reúne professores e dirigentes do Instituto para aulas que também terão a participação de estudantes externos. As aulas são gratuitas, mas os inscritos que optarem pela taxa do almoço, podem fazer um investimento de R$20 (as orientações de pagamento estão disponíveis no próprio formulário de inscrição). O Aulão reunirá as disciplinas dadas em sala, além de resolução de questões propostas pelos professores, sempre navegando por conhecimentos das diversas disciplinas aplicadas no Enem, como Matemática, Redação, Linguagens, Geografia, História, Física, e muito mais.

 

Sobre o ICSB - Com a estimativa de mais de cinco mil estudantes já beneficiados, e com número superior à duas mil aprovações nas Universidades, o Instituto Cultural Steve Biko completa 30 anos em 2022, ampliando projetos, parcerias e possibilidades de alcance na promoção da educação para valorização político-social da população negra. As comemorações incluem a preparação para o lançamento da Faculdade Steve Biko, que será a primeira instituição superior na Bahia voltada para uma educação pautada no antirracismo, inclusão e diversidade, com a proposta de reverter a lógica eurocêntrica e colonial do conhecimento e previsão de lançamento entre 2023/2024.   

 

Entre as atividades celebrativas da trajetória desta instituição, está também um acordo inédito com o IFBA - Instituto Federal da Bahia, onde estudantes da Biko tem acesso aos laboratórios da entidade federal, e, em contrapartida, inclui na agenda dos estudantes do IFBA, maiores diálogos com a pedagogia dos Quilombos Educacionais, com a incorporação da disciplina de Cidadania e Consciência Negra (CCN), carro-chefe da Biko.  

 

"Costumo dizer que estar na Biko foi um divisor de águas na minha vida, porque quando entrei estava passando por um problema familiar, e a Biko foi o lugar que, para além do aprendizado, me deu acolhimento. Foi naquele momento que eu me reconheci enquanto uma mulher negra, entendi o que era o racismo, o que era o processo de desigualdade. E foi na Biko que percebi a importância do estudo como instrumento de transformação social em minha vida e na vida de todos”, pontua a historiadora e advogada Caliane Nunes, estudante egressa do Instituto e educadora no programa de Cidadania e Consciência Negra (CCN).

 

  Também ganha destaque em 2022 o projeto Oguntec, voltado para o ensino das ciências e tecnologias, que tem, entre os seus destaques, a utilização de podcasts em suas metodologias educativas. A série de podcasts, intitulada “Com Ciência Negra”, criada e produzida pela Biko e com as duas primeiras temporadas lançadas em 2021, trazendo nomes de grandes cientistas negras e negros da história brasileira e mundial, ganha nova temporada em 2022.  O Oguntec segue a mesma base da concepção político pedagógica dos projetos do Instituto Biko, na qual todas as ações afirmativas nascem a partir dos recortes sociais que atingem os corpos negros, seja do ponto de vista socioeconômico ou da falta de acesso a direitos básicos, como educação de qualidade.

 

"A Biko realinhou o meu destino. Sou grata!", conta Carla Akotirene, Doutora em estudos de Gênero Mulheres e Feminismo, estudante egressa do Instituto que se dedica, também, à preservação da memória e legado do ativista Steve Biko, importante nome na luta contra o apartheid da África do Sul, que marcou a história da consciência negra por fazer da educação um instrumento de luta pela liberdade. “Sinto-me privilegiada por fazer parte desta história que vem transformando vidas, e tornando sonhos possíveis”, ressalta Jucy Silva, Diretora Pedagógica do Instituto Cultural Steve Biko.

 

 

SERVIÇO:

Aulão ENEMgrecido 2022 do Instituto Steve Biko

Quando: 02 de novembro (quarta), das 8h30 às 16h30

Onde: Sede do Instituto Steve Biko (Rua do Paço, n°4, Largo do Carmo - Pelourinho)

Inscrições:https://docs.google.com/forms/d/1APnQ5aWTpDoTGZdAE5d_GoDeIdphh-2SVThiP0yi1qk/edit?ts=6344acde