Direito

PRESIDENTE DO TJ NILSON CASTELO BRANCO QUER FORTALECER A JUSTIÇA

Adoilo Menezes diz que fica com as palavras de otimismo do presidente
Tasso Franco , Salvador | 04/02/2022 às 16:08
Nilson Castelo Branco assume presidência do TJ BA
Foto: Sandra Travassos
   O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA - Adolfo Menezes participou, na manhã desta sexta-feira (4.02), ao lado do governador Rui Costa, da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), desembargador Nilson Castelo Branco, e da nova diretoria do órgão para o biênio 2022/2024, formada pela primeira vice-presidente, desembargadora Gardênia Duarte; segunda vice-presidente, desembargadora Márcia Borges; corregedoria geral com o desembargador José Edivaldo Rotondano; e corregedoria do interior, desembargador Jatahy Fonseca Jr.

A sessão especial contou com a presença de secretários de Estado, além de diversas autoridades civis e militares, familiares e amigos do empossados, que se reuniram no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

"Eu fico com as palavras do presidente Castelo Branco, de otimismo e de esperança, e a fé de todos os baianos na Justiça. Neste ano difícil, em que teremos eleições bastante disputadas na Bahia e no Brasil, a nossa esperança na justiça é total, contra as mentiras e as fakenews, para que seja respeitada a nossa democracia e o estado de Direito. Eu me alinho aos democratas, com o desejo de total sucesso do desembargador Castelo Branco à frente do Tribunal de Justiça da Bahia”, afirmou o chefe do Legislativo estadual.

O desembargador Nilson Castelo Branco Foi declarado presidente da Casa por Lourival Almeida Trindade, por volta de 10h30, para assumir o biênio 2022 e 2024. 

No início da cerimônia, o desembargador que ocupava a presidência desde fevereiro de 2020, agradeceu aos colegas pelo anos de trabalho conjunto. "Eu lhes agradeço o trato cotiado, bem como a presidência nesses dois anos. Tive o raro privilégio de conviver com servidores paradigmáticos que enaltecem o nosso Judiciário", afirmou Lourival Trindade, em discurso.

Em entrevista concedida à imprensa, o presidente empossado falou sobre suas prioridades para o mandato que se inicia: "Fortalecer os tribunais, dar estrutura logística ao primeiro grau, para que ele possa oferecer estrutura logística jurisdicional segura e rápida".

Nilson Castelo Branco também comentou sobre a necessidade do poder Judiciário reestabelecer a confiança da sociedade, após os escândalos da Operação Faroeste, em 2019. A operação apura o suposto envolvimento de magistrados em um esquema de venda de sentenças, envolvendo grilagem de terras no oeste do estado.

"Aquilo foi uma questão isolada e pontual, como pode ocorrer em qualquer instituição. A nossa recuperação é tornar o Judiciário cada vez mais transparente, aberto e dialógico", destacou o presidente. 

Eleita no dia 17 de novembro, a Mesa Diretora que tomou posse é formada pelos desembargadores Nilson Castelo Branco (Presidente), Gardênia Pereira Duarte (1ª Vice-Presidente); Márcia Borges Faria (2ª Vice-Presidente); José Edivaldo Rocha Rotondano (Corregedoria Geral da Justiça); e Edmilson Jatahy Fonseca Júnior (Corregedoria das Comarcas do Interior).