Direito

ANA PATRÍCIA LEVA À VALENÇA PROPOSTAS DE FORTALECIMENTO DA ADVOCACIA

Nesta quarta-feira, dia 27, Ana Patrícia chega à Valença para apoiar os candidatos à subseção da OAB-BA local, Alcides Bulhões e Camila Sobral
Paula Pitta , Salvador | 26/10/2021 às 19:24
Nesta quarta-feira, dia 27, Ana Patrícia chega à Valença
Foto: Divulgação

A proposta de construir uma OAB mais inclusiva que resgate o protagonismo da instituição será debatida nesta quarta-feira, 27 em Valença durante o lançamento da candidatura de Alcides Bulhões e Camila Sobral à subseção da OAB-BA local. O evento contará com a presença de Ana Patrícia Dantas Leão, candidata à presidente da OAB/BA, encabeçando a chapa OAB de Coração. “O resgate do protagonismo da Ordem passa também por uma readequação nos gastos da entidade”, afirma Ana Patrícia. De acordo com o site da própria OAB/BA, mesmo com as portas fechadas em 2020, as despesas de custeio foram da ordem de quase R$ 20 milhões


Entre as propostas de Ana Patrícia e Tourinho está a de conceder isenção total de anuidade nos dois primeiros anos e descontos escalonados para toda advocacia baiana.  “Se é para todas e todos, precisa ser de verdade! Nosso primeiro compromisso é permitir que mais e mais advogadas e advogados façam parte da OAB-BA e o mais importante: que permaneçam nesta Casa”, enfatiza Ana Patrícia acrescentando que isso é possível a partir de uma readequação dos gastos da instituição.


Essa proposta surge depois de uma avaliação do orçamento da OAB-BA realizada por especialistas. “Com critérios bem definidos, responsabilidade e capacidade para a aplicação eficiente dos recursos, podemos fazer muito mais para a advocacia. Assim, nossa luta junto ao Conselho Federal será para ampliar imediatamente os limites de redução do valor da anuidade”, afirma Carlos Tourinho, candidato a vice-presidente na Chapa OAB de Coração.


Concluir a faculdade e não ter dinheiro para dar início ao sonho de advogar é uma realidade de muitos jovens. Foi com essa situação que Ana Patrícia Dantas Leão se deparou ao deixar as cadeiras da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia. Embora vocacionada para o exercício da advocacia, naquela oportunidade, a jovem não tinha recursos para pagar a inscrição. Recorreu à instituição, porém, mesmo assim, não conseguiu fazer um parcelamento para viabilizar seu registro no órgão. “Não encontrei acolhimento na OAB, naquela oportunidade. Recordo que saí chorando muito por não ter conseguido fazer minha inscrição. Nenhum jovem advogado sentirá mais essa dor”, relembra Ana Patrícia ao anunciar o primeiro compromisso de campanha da Chapa OAB de Coração 52. A anuidade não pode comprometer a subsistência das advogadas e advogados. “Admiro quem sabe planejar, mas sou fã de quem sabe fazer”, conclui Ana Patrícia.

 

A proposta é baseada nos seguintes critérios:

PRIMEIRA ANUIDADE - 100% de desconto

SEGUNDA ANUIDADE - 100% de desconto

TERCEIRA ANUIDADE - 50% de desconto

QUARTA ANUIDADE - 50% de desconto

QUINTA ANUIDADE - 50% de desconto

A PARTIR DA SEXTA ANUIDADE - 20% de desconto