Direito

SINJORBA SILENCIA DIANTE AMEÇA DE LULA EM REGULAR MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Vamos aguardar um pronunciamento do Sindicato dos Jornalistas da Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/08/2021 às 18:19
Lula na Assembleia Legislativa da Bahia
Foto: REP
   O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (SINJORBA) tem sido vigilante contra tentativas de impedimentos à liberdade de expressão e, cremos, durante esta pandemia já emitiu várias à imprensa. Causa surpresa, no entanto, que o ex-presidente Lula venha a Salvador e numa das poucas declarações relevantes no plano nacional que deu na Bahia - em entrevista a Rádio Metrópole - foi de que, se eleito presidente, fará um controle da midia. Isto é implantará a censura. Ou ao menos, que não seja censura, mas, que só aceitará que falem bem do governo.

Então, já que o SINJORBA é tão atuante, alguns dos seus diretores postaram vários posts, recentemente, dizendo que estão firmes em defesa da liberdade de expressão, vamos aguardar a nota do sindicato sobre a afirmação de Lula.

VEJA O QUE DISSE LULA

“Ainda não decidi se sou candidato. Estou conversando com muita gente, ouvindo muito desaforo, leio muito a imprensa e tem setores da imprensa que não querem que eu volte a ser candidato porque se eu voltar, eu vou regular os meios de comunicação nesse país. A gente não pode ficar com a regulamentação de 1962, não é possível. Eu penso que a gente vai fazer uma coisa muito nova”, disse.

NOTA RECENTE DO SINJORBA

O Sinjorba  Sudoeste,  no seu pleno exercício legal, repudia e se posiciona rigorosamente  contra qualquer tentativa de impedimento à liberdade de imprensa e a qualquer ameaça aos profissionais de Comunicação.

Os jornalistas trabalham para levar as informações dos fatos  à sociedade e não podem ser impedidos nem censurados no exercício da profissão. Entendemos que o direito à informação, é complementado com o dever ético de informar que cabe aos profissionais de imprensa.

A jornalista, Andreia Giovanni, da Sucursal Chapada Diamantina do Blog Sudoeste Digital, após nota intitulada:  COVID-19 PREFEITO DE IBICOARA PROMOVE AGLOMERAÇÃO, tem recebido ameaças veladas de seguidores do Prefeito Haroldo Aguiar (PSD), e do Executivo municipal. Em clara tentativa de intimidar a referida profissional de imprensa, o prefeito expôs numa rede social a conversa que teve com a jornalista e o telefone dela. Fez isso no perfil da repórter e no seu próprio perfil.

 “Além de quebrar o isolamento social várias pessoas que estavam presentes no local e o próprio prefeito não usavam máscaras, ação que vai de encontro as recomendações sanitárias mais básicas. “

Na  publicação, a nossa colega visa informar e alertar  os riscos pela quebra de isolamento que ocorreu.  A liberdade de imprensa  é direito e pressuposto do exercício do jornalismo, implica compromisso com a responsabilidade social inerente à profissão e deve ser considerada uma obrigação social. A obstrução direta ou indireta à livre divulgação da informação, a aplicação de censura e a indução à autocensura são delitos contra a sociedade, devendo ser denunciados. Pois, o exercício da profissão de jornalista é uma atividade de natureza social.