Direito

SINPOSBA FAZ PRIMEIRA ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL 2021

Sinposba faz primeira assembleia da Campanha Salarial 2021 e lança Campanha por Vacina, no Posto Sumaré, nesta terça, 20 de abril, das 8 às 10h
SINPOSBA , Salvador | 19/04/2021 às 17:40
Diretores do Sindicato dos Trabalhadores e Postos de Combustíveis do Estado da Bahia - Sinposba fazem primeira assembleia da Campanha Salarial 2021 e lançam Campanha por Vacina, no Posto Sumaré, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador, nesta terça, 20 de abril, das 8 às 10h.

Esta será a primeira manifestação da Campanha Salarial 2021 para discutir com a categoria itens da pauta de reivindicações. Na oportunidade os diretores distribuem, nos postos de trabalho, uma carta aos clientes e à população denunciando o descaso e desrespeito dos empresários, proprietários dos postos de combustíveis da Bahia, que lucram na pandemia mas não reajustaram os salários dos trabalhadores e trabalhadoras no ano de 2020. A data-base da categoria é 1º de maio. Bem como lançam Campanha por Vacina para a categoria na quarta fase do plano de imunização.

Para o secretário geral do Sinposba, Antonio José Santos, a categoria exige reconhecimento e respeito à sua atividade como essencial à sociedade; “não paramos de trabalhar um dia sequer durante o isolamento social. Somos todos profissionais que exercemos serviços de qualidade e garantimos altos lucros aos proprietários de postos de revenda de combustíveis; por isso merecemos a valorização das nossas funções com salários decentes, condições dignas de trabalho, e respeito às legislações que nos protegem de diversos riscos à saúde e garantem qualidade de vida para nós e nossas famílias.”

 
Desrespeito

Para Eduardo Silva, diretor de comunicação do Sindicato, “os patrões estão se apegando na pandemia do coronavírus para não negociarem e reajustarem os salários em todo o estado. A segunda reunião de mediação no MPT ainda não foi marcada para dar continuidade às negociações por falta de resposta do sindicato patronal. Agora em 2021 aumentamos a pressão junto aos órgãos trabalhistas, e se não quiserem negociar, vamos recorrer ao Judiciário exigindo respeito aos pais e mães de família, que fazem jus ao reajuste para garantir o aumento de seus salários todos os anos, e possam ter suas remunerações adequadas a fatores econômicos, como a inflação, e não fiquem desatualizados”, concluiu.

Luta por vacina é urgente e necessária!

Para especialistas, somente a imunização em massa da população poderá atenuar o cenário da pandemia, e a vacina contra a covid-19 é a principal arma dessa imunização; por isso os esforços da Federação Nacional dos Frentistas e Sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras em postos de combustíveis de todo o Brasil para pressionar e cobrar das autoridades, a inclusão da categoria na fase 4 do Plano Nacional de Vacinação, apresentado pelo Governo Federal e executado pelas Secretarias Municipais de Saúde.

O principal motivo desta campanha é mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras em cada local de trabalho para sensibilizar e conseguir o apoio dos clientes, da sociedade e das autoridades, para reconhecerem e respeitarem a atividade dos trabalhadores em postos de combustíveis como essencial à população.

Para Eduardo Silva a categoria “garantiu com seu trabalho o funcionamento das cidades na linha de frente dos serviços essenciais; nossa atuação faz parte da engrenagem imprescindível a todos os setores econômicos e sociais, para o transporte de cargas e serviços de saúde e segurança. Ao não pararmos de trabalhar um dia sequer durante a pandemia, há mais de um ano, nos postos de combustíveis das cidades e rodovias, mantendo contato com a população, estamos expostos e sujeitos à contaminação pela covid.