Direito

OPERAÇÃO APURA FRAUDES EM COMPRA TESTES COVID. NA BAHIA, IRECÊ NA MIRA

Operação em vários estados do país
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/07/2020 às 10:52
Operação em vários estados
Foto: Gaeco
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de Goiás cumpriu mandados de busca e apreensão em Goiânia e Formosa na manhã desta quinta-feira (2), em uma operação que apura irregularidades na compra de testes para Covid-19 por parte do governo do Distrito Federal.

Na capital, os mandados foram cumpridos em duas empresas, no Jardim América e no Setor Santa Genoveva. As investigações apontam um superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), as suspeitas são de que, por meio da dispensa de licitações devido à situação emergencial decorrente da pandemia, mais de R$ 30 milhões tenham sido desviados.

Ao todo, são cumpridos 74 mandados de busca e apreensão em vários laboratórios que estão localizados, além de Goiás e Distrito Federal, em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Paraná
Conforme o MPDFT, a soma do valor das dispensas de licitação sob investigação supera R$ 73 milhões, e o processo corre em sigilo. Os documentos e as mídias apreendidos em Goiás serão encaminhados para o MPDFT, que fará a análise do material. Os investigados podem responder por fraude a licitação, organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e cartel.

Em nota, o governo de Goiás afirmou que não é alvo da operação. “Desde o início da Pandemia no Estado, em momento algum houve compra de testes rápidos por parte da Secretaria de Estado da Saúde, que detectou baixa qualidade dos testes enviados inicialmente para amostras, além do que recebeu 225 mil destes testes comprados pelo Ministério da Saúde.” Em nota, a Polícia Civil de Goiás informou que não participa da operação do MPDFT.

Os mandados foram cumpridos em: Brasília (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Maringá (PR), São José dos Pinhais (PR), Pinhas (PR), São Paulo (SP), Santana do Parnaíba (SP), Cotia (SP), Itapevi (SP), Barueri (SP), Joinville (SC), Balneário Camboriú (SC), Ilhota (SC), Navegantes (SC), Serra (ES), Cariacica (ES), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Nova Iguaçu (RJ), São Gabriel (BA) e Irecê(BA).