Direito

Caretas reforçam tradição no Carnaval de Portão neste domingo (16)

É o Carnaval de Lauro de Freitas
Da Redação ,  Salvador | 12/02/2020 às 17:29
Caretas assombrosas
Foto: DIV

Temidos, irreverentes e responsáveis pela alegria que antecede a semana do Carnaval de Lauro de Freitas, os Caretas de Portão vão agitar seu bairro de origem neste domingo (16). A manifestação cultural desfila no circuito com saída marcada às 14h, da Escola Municipal Pedro Paranhos até a Praça de Portão.

Cerca de 250 pessoas com fantasia de careta devem fortalecer a tradição que foi retomada no bairro de Portão, como afirma Flávio Conceição, um dos idealizadores da manifestação e conhecido popularmente como Nego Pegadeira.

“Já havia no bairro uma tradição de caretas, laçadores, mas que por um tempo ficou parada. A partir de 2014 um grupo de amigos resolveu retornar com a manifestação cultural e o desfile dos caretas ficou marcado sempre no domingo que antecede a semana do Carnaval” contou.

Na programação do Carnaval da Paz, Amor e Alegria de Lauro de Freitas, a folia dos Caretas de Portão é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), em parceria com a Comissão de Planejamento do Carnaval de Lauro de Freitas 2020.

Lauro Folia

O Lauro Folia 2020 já elegeu Rei Momo e Rainha do Carnaval. No último fim de semana (8 e 9), uma programação com 17 blocos mobilizou uma multidão no pré-carnaval de Itinga. As próximas manifestações carnavalescas serão realizadas no Centro (21 a 24) no Capelão (25), arrastão cultural em Portão (26) e Carnaval de Areia Branca (29 e 1/03). Toda programação é fomentada pelo Fundo Municipal de Cultur