Direito

PRESIDENTE E VICE DO TSE DA BOLIVIA SÃO PRESOS POR DETERMINAÇÃO PGR

São acusados de compactuar com a fraude eleitoral no país. Com informações do La Prensa.
Da Redação , Salvador | 11/11/2019 às 09:52
Maria Eugenia e Antonio Costa são presos
Foto: La Prensa

Horas depois de apresentar sua demissão, a presidente do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), María Eugenia Choque, foi presa após uma operação policial sob a ordem da Procuradoria Geral da República. Além disso, o ex-vice-presidente Antonio Costas (renunciou em 22 de outubro) e 34 outros membros do país.

“Passamos a capturar aqueles que eram autores e participantes de eventos cuja investigação foi organizada em relação a crimes eleitorais. Graças ao trabalho determinado da Polícia Boliviana e de suas unidades especializadas, como a Felcc, e unidades que sempre trabalharam ao lado de pessoas como a UTOP, queremos dar a conhecer à população que não pouparemos nada em capturar todas as pessoas que eles participaram desse fato que levantou o povo boliviano ”, disse Yuri Calderón, comandante geral da Polícia Boliviana.

Por volta das 19h de ontem, policiais conseguiram deter Choque, que se disfarçou de homem e tentou escapar do país depois que sua prisão foi ordenada ontem.

Choque y Costas, os dois principais dirigentes do TSE, foram bastante questionados após as eleições de 20 de outubro passado, mas principalmente por causa das alegações de fraude em favor do Movimento ao Socialismo (MAS) e do corte do sinal da Transmissão de Resultados Eleitorais Preliminares (TREP).

A ordem foi executada após a Procuradoria Geral da República, com base no relatório de auditoria da Organização dos Estados Americanos (OEA), no qual a responsabilidade dos membros do TSE foi estabelecida, iniciou ações legais e selou escritórios desta entidade.
“O procurador-geral de La Paz foi instruído a iniciar imediatamente todas as ações legais para a acusação e acusação dos membros do TSE e de outros autores e participantes desses supostos atos irregulares. Para isso, foi criada uma comissão de promotores especializados para emitir ordens, requisitos, resoluções que permitem a aplicação de medidas cautelares ”, afirmou Juan Lanchipa, procurador-geral do Estado.

Além disso, Lanchipa disse que a mesma instrução foi ordenada aos promotores do departamento, situação que gerou um trabalho de ajuntamento e detenção de 34 membros dos tribunais departamentais.

Em Cochabamba, uma fonte próxima à investigação disse que os membros do Tribunal Departamental Eleitoral (TED) devem prosseguir com sua detenção, como aconteceu em outras regiões do país.