Direito

OAB-BA promove II Fórum Estadual de Direito e Liberdade Religiosa

Dias 28 e 29 de outubro
Imprensa OAB BA , Salvador | 24/10/2019 às 13:08
Entre os dias 28 e 29 de outubro, acontecerá no auditório da OAB-BA o II Fórum Estadual de Direito e Liberdade Religiosa, que este ano trará o tema Liberdade Religiosa e o Futuro da Democracia. O evento é uma iniciativa da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa, presidida pela conselheira da OAB-BA Maíra Vida
As inscrições devem ser feitas pelo site da ESA (https://www.esaoabba.org.br/). A atividade, que terá carga horária total de 13 horas, abordará novas juridicidades e epistemologias com vistas a defesa e promoção dos direitos humanos fundamentais.
A palestra de abertura será feita pelo diplomata Gerson Brandão, encarregado por assuntos humanitários nas Organizações das Nações Unidas (ONU), que possui mais de 15 anos de experiência em relações internacionais, resolução de conflitos e gestão de catástrofes.
Gerson Brandão já viajou por mais de 90 países, é autor do livro “19 de agosto” e possui mais de 50 textos publicados em revistas científicas e veículos de comunicação no Brasil e no exterior. O evento contará ainda com a presença de diversos estudiosos e pesquisadores que laboram com o tema na dimensão politico-juridica e sociocultural.

Confira a programação:

28/10 (Segunda-Feira)

08h30: Vídeo de Abertura: Interfaces do Racismo: Racismo Religioso (DPU)

08h50: Mesa de Abertura: Diretoria da OAB, presidenta da Comissão e Autoridades Convidadas.

09h30: Painel 01. Palestra Magna de Abertura: Dr. Gerson Brandão (ONU). Tema: Pacto Global: Definindo Prioridades na Proteção e na promoção dos Direitos Humanos.

Mediadora: Dra Maíra Vida (Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA)

11h30 – Painel 02. Laicidade, Secularismo e Religiosidade: a (im)possível democracia “à brasileira”.

Dra Lívia Maria Santana e Sant'Anna Vaz (MP-BA). Tema: Laicidade do Estado e Racismo Religioso.

Prof. Dr Leandro de Paula (IHAC/UFBA). Tema: Da diferença à diversidade religiosa: pluralismo e secularismo no Brasil pós-Constituinte.

Mediadora: Dra Camila Chagas (Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA)

13h: Intervalo de Almoço

14h – Painel 03. Interseccionalidade e novas juridicidades.

Leonel Monteiro (AFA - Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia). Tema: Discriminação religiosa no ambiente de trabalho: expectativa x realidade.

CESA – Centro De Estudos das Sociedades de Advogados. Tema: Diversidade como ativo e responsabilidade social. Como criar um ambiente laboral diverso e inclusivo?

Profa Ma. Lindinalva Barbosa (CEAO/UFBA). Tema: Estratégias de enfrentamento às violências de gênero e solidariedade entre mulheres em espaços religiosos.

Mediadora: Dra Sâmia Conceição (Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA)

16h – Painel 04. (Des)caminhos no exercício da liberdade religiosa: da eficácia dos direitos fundamentais.

Dr Jerônimo Mesquista (CDH - OAB/BA). Tema: Abuso de Poder (Religioso) nas eleições.

Dr Samuel Gomes (OAB/SP). Tema: Ensino Religioso facultativo nas escolas públicas brasileiras e o julgamento da ADI 4439 no STF: reflexos da interpretação do Supremo à Lei de LDB (caput e parágrafos 1º e 2º, do artigo 33, da Lei 9.394/1996) e ao artigo 210 da CF.

Dra Raissa Carmen (OAB/BA). Tema: Notas sobre a Lei nº 13.796, de 03 de Janeiro de 2019 e a regulamentação da prestação alternativa nas instituições de ensino.

Mediador: Dr Júlio Souza (Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA)

17h45 - Encerramento

29/10 (Terça-Feira)

15h - Painel 05 – Enfrentamento ao Desrespeito Religioso no Estado Democrático de Direito: estará a sociedade contra o Estado?

Nairobi Aguiar (SEPROMI). Tema: Atuação afirmativa e transdisciplinar do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela. 35 min

Ma. Ana Gualberto (KOINONIA). Tema: Caminhos abertos para superar o ódio e a intolerância religiosa na Bahia. 35 min

Mediadora: Dra Quézia Barreto (Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA)

16h20 - Painel 06 - Palestra Magna de Encerramento: Liberdade Religiosa e o Futuro da Democracia. Prof. Me Samuel Vida (UNB/UFBA).

Mediadora: Dra Camila Garcez (Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa da OAB BA)

17h30: Encerramento