Direito

Luís Carneiro assume 2º mandato no MPT na Bahia em cerimônia na PGT

Luís Carneiro está à frente da instituição no estado há um mandato
Ascom MPT Bahia , Salvador | 01/10/2019 às 14:21
Luís Carneiro assume 2º mandato no MPT na Bahia em cerimônia na PGT
Foto: divulgação
O procurador do trabalho Luís Carneiro foi reempossado na manhã desta terça-feira (1º/10/19) no cargo de procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia para o biênio 2019-2021.
A posse coletiva dos novos chefes das regionais do órgão no país foi realizada na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho, em Brasília. A solenidade de recondução ao cargo que ocupa desde 2017, no entanto, está marcada para dia 24 de outubro, às 17h, na sede do MPT em Salvador, no Corredor da Vitória.
Luís Carneiro está à frente da instituição no estado há um mandato, desde outubro de 2017, quando sucedeu a Alberto Balazeiro, atual procurador-geral do trabalho. Nesse período promoveu a profissionalização da gestão e da atuação finalística, pela projeção institucional e pelo aprimoramento das rotinas internas de trabalho. No órgão desde 2010, ele já passou pela unidade de Santo Antônio de Jesus, antes de ser removido para Salvador. Antes, foi advogado da União e também atuou na advocacia privada. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, tem pós-graduação em Processo Civil.
O chefe do MPT no estado foi reeleito para o cargo com 94% dos 52 votos possíveis dos procuradores da regional baiana. “A recondução ao cargo é ao mesmo tempo uma honra e uma imensa responsabilidade. Irei honrar com ainda mais trabalho e dedicação a confiança dos colegas. É desafiador comandar um órgão a cada dia mais essencial para a sociedade brasileira neste momento em que direitos e conquistas sociais estão sob ameaça em razão das alterações legislativas e do desmonte das estruturas de fiscalização do trabalho. Mas ao mesmo tempo tenho a certeza de que temos os meios necessários para cumprir nosso papel perante a sociedade”, afirmou, logo após assinar o termo de posse.
Augusto Aras - Além de Luís Carneiro, o procurador-geral do trabalho empossou outros 23 procuradores-chefes do MPT em todo o país numa cerimônia na sede do órgão em Brasília, onde os gestores se reuniram desde ontem (30/09) para traçar juntos estratégias de gestão para os próximos dois anos. O grupo se reuniu com os integrantes da nova gestão da Procuradoria-Geral do Trabalho e também conversou com o procurador-geral da República Augusto Aras, que fez questão de ir até a reunião do Colégio de Procuradores-chefes do MPT. Luís carneiro também participa nessa quarta-feira (02/10) da posse solene de Augusto Aras, na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília.
A equipe de gestão do MPT na Bahia para o próximo biênio terá poucas alterações em relação à que atua hoje à frente do órgão. Além de Carneiro, integrarão o time os procuradores Marcelo Travassos, vice-procurador-chefe de gestão, que acumulará também a função de coordenador de Primeiro Grau; Séfora Char, vice-procuradora-chefe institucional; Messias Bulcão, coordenador de Segundo Grau; Rachel Freire, coordenadora de PTMs; Pedro Lino de Carvalho Junior, coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (Cejur); e Cláudio Dias Lima Filho, coordenador de Estágio Acadêmico. A direção conta ainda com a procuradora Andréa Tannus Freitas, coordenadora substituta de Primeiro Grau; com a procuradora regional Carla Rossi, coordenadora substituta do Segundo Grau; e a procuradora Juliana Corbal, substituta da coordenação das PTMs.