Direito

Fachin nega liberdade a Lula em pedido de suspeição de procuradores

Fachin nega liberdade a Lula em pedido de suspeição de procuradores da Lava Jato
Da Redação , Salvador | 30/08/2019 às 11:59
Lula da Silva
Foto:

O ministro Edson Fachin , do Supremo Tribunal Federal (STF), negou na última quinta-feira (29) pedido de liberdade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A defesa alegou que a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, chefiada pelo procurador da República Deltan Dallagnol , não tinha isenção para conduzir as investigações sobre o triplex no Guarujá (SP). Lula está preso desde abril de 2018, em decorrência da condenação nesse processo.

Ao negar o pedido, Fachin ponderou que, em junho, a Segunda Turma negou liminar a Lula ao analisar se o ex-presidente deveria ser colocado em liberdade por suposta suspeição do ex-juiz Sergio Moro . “Sendo assim, prima facie, sem prejuízo de ulterior reapreciação da matéria no julgamento final do presente habeas corpus, indefiro a liminar”, escreveu o ministro. O mérito do pedido deverá ser julgado pela Segunda Turma do STF, em data ainda não definida.

O relator da Lava Jato também negou pedido da defesa para que fossem autorizadas perícias em mensagens supostamente trocadas pelos procuradores da Lava Jato divulgadas pelo site The Intercept Brasil . Segundo Fachin, o habeas corpus não é o recurso ideal para se fazer esse tipo de pedido.