Direito

OLODUM 40 anos reverencia heróis da Revolta dos Búzios, Salvador 1798

Neste 12 de agosto a revolta completa 221 anos
Tasso Franco , da redação em Salvador | 12/08/2019 às 20:25
Olodum homenageia os heróis de Búziios, a Revolta dos Alfaiates
Foto: Olodum
A Revolta dos Búzios. 1798, completou hoje 221 anos e teve uma homenagem do Olodum aos seus heróis pela longa caminhada para a igualdade.

Entre 12 e 25 de agosto de 1798, diz João Jorge, presidente do Olodum: "Nossos antepassados, negros, mestiços e brancos.
escreveram uma carta, sobre a igualdade, fizeram a promessa de que um dia seremos todos iguais. 

Maior orgulho de ter ajudado a divulgar nossa história da Bahia e de Salvador. O Maior fato social das cidades no Brasil.
A proposta de igualdade 1798 ainda não terminou é o elo entre o Olodum o passado e o presente. Liberdade, Igualdade, Fraternidade. 
Olodum 40 nos.
                             *****
HOMENAGEM NA ASSEMBLEIA

Os 221 anos da Revolta dos Búzios ou Conspiração dos Alfaiates, levante popular que culminou com o enforcamento de quatro homens negros - João de Deus, Lucas Dantas, Manuel Faustino e Luís Gonzaga - na Praça da Piedade foram lembrados pelo deputado estadual Jacó (PT) nesta segunda-feira (12). 

Em pronunciamento feito no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o parlamentar destacou a luta do movimento pela independência do Brasil e a libertação dos escravos. E lembrou que, passados 470 anos, a cidade mais negra do Brasil ainda não elegeu um prefeito ou prefeita da sua cor. 

No último dia 9, Jacó participou do seminário "Por que Queremos Ela", no Centro Cultural da Câmara Municipal de Salvador. O evento reuniu lideranças políticas e representantes do movimento negro para discutir uma antiga reivindicação da comunidade soteropolitana e as formas de desencadear um processo novo nas eleições municipais de 2020.