Direito

MP-GO cria Força-Tarefa para investigar denúncias contra João de Deus

As denúncias contra o médium João de Deus vêm causando espanto na comunidade espírita e entre seus admiradores
Nara Franco , Rio de Janeiro | 11/12/2018 às 19:39

Há 40 anos João de Deus faz tratamentos espirituais em Abadiânia (GO). Segundo o Ministério Público de Goiás, denúncias contra o médium já existiam desde 2010. Em 2012, ele chegou a ser julgado por abuso sexual, mas foi inocentado por falta de provas. Nesta segunda-feira (10), uma força-tarefa foi iniciada para investigar o caso. A maior parte das denúncias foram feitas após a exibição de entrevista com vítimas dos possíveis delitos.

De acordo com o site Jovem Pan, até o momento pelo menos 200 mulheres procuraram autoridades para denunciar estupros e abusos sexuais mediante fraude, inclusive de vulneráveis. 

A Casa de Dom Inácio – onde atua o médium – corre o risco de ser interditada. O Ministério Público de Goiás formou uma força-tarefa, que envolve quatro promotores, para investigar as denúncias de crimes sexuais. O grupo contará com o apoio de duas psicólogas para a coleta de depoimento das vítimas, o que deve começar já nesta semana, de acordo com texto do MP.

Em entrevista coletiva realizada hoje, dia 10, os promotores pediram que todas as vítimas procurem o MP pessoalmente ou por e-mail (denuncias@mpgo.mp.br) para registrar suas histórias. “Somente a partir desses testemunhos é que a instituição terá elementos para definir o rumo processual a ser seguido e se haverá necessidade de medidas cautelares.”

Em nota distribuída à imprensa, a assessoria de imprensa do médium negou as acusações:

“Há 44 anos, João de Deus atende milhares de pessoas em Abadiânia, praticando o bem por meio de tratamentos espirituais. Apesar de não ter sido informado dos detalhes da reportagem, ele rechaça veementemente qualquer prática imprópria em seus atendimentos”.

Após a divulgação das denúncias, a Federação Espírita Brasileira se manifestou: “O serviço espiritual não deve ocorrer isoladamente, apenas com a presença do médium e da pessoa assistida. [O Espiritismo] não recomenda a atividade em trabalho individual. Estes não estão vinculados ao Movimento Espírita nem seguindo sua orientação.”

“A Doutrina Espírita atua com o trabalho de caridade material e espiritual desinteressada, sem nenhum propósito a não ser o de auxiliar os necessitados. A Federação Espírita Brasileira, junto ao Movimento Espírita, fundamentada na tríade Deus, Cristo e Caridade, pratica o bem, levando consolo e esclarecimento à humanidade”, diz o texto.

João de Deus é conhecido no Brasil e no mundo por suas cirurgias espirituais. Entre as pessoas atendidas por ele estão a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o presidente Michel Temer e o ministro do STF Luís Roberto Barroso.