Direito

Ronda Maria da Penha leva informação para comunidades quilombolas

Com informações da SSP BA
Da Redação ,  Salvador | 07/10/2017 às 20:00
Ronda Maria da Penha
Foto: SSP


Nos últimos dias 4 e 5, a Operação Ronda Maria da Penha junto com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) levou ao Quilombo da Lagoa Santa o projeto ‘Ciranda com a Ronda’ que consiste em atividades de prevenção à violência doméstica no assentamento de reforma agrária, quilombo e comunidade marisqueira, em Ituberá, região Baixo Sul da Bahia.

Segundo a comandante da Ronda Maria da Penha, major PM Denice Santiago, o objetivo foi levar o diálogo no intuito de evitar que a violência doméstica aconteça. “Faz toda diferença conversar sobre as causas, antes das consequências. Fica mais fácil lidar com a assunto quando conversamos sobre ele”, explicou.   

As atividades foram separadas em duas partes, a primeira foi o ‘Jogo do espelho’ onde as mulheres das comunidades junto com a Ronda puderam discutir sobre os métodos de denúncia. “Elas precisavam saber a quem procurar nestes casos, que tem profissionais que podem ajuda-las e que elas não estão sozinhas”, destacou a major Denice.

A segunda dinâmica foi a ‘Ronda para homens’, que consistiu em um papo sobre os efeitos da violência domésticas com os rapazes das comunidades. “É importante levar debates como estes para essas comunidades, independente do gênero, pois ficam geograficamente distantes do poder público, dificultando o acesso à informação”, finalizou a major.