Direito

MINISTÉRIO PÚBLICO INAUGURA SEDE PARA PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CRIMINAIS

A inauguração será na quarta-feira, 18h
| 11/09/2007 às 18:35
O Palacete Ferraro é tombado pelo IPHAN e foi totalmente reformado (Foto:MP)
Foto:

  A partir desta quarta-feira, 12, a primeira sede própria do Ministério Público estadual, que esteve cedida em comodado ao Governo do Estado, volta a abrigar atividades ministeriais.

  Às 18h, o procurador-geral de Justiça Lidivaldo Britto reabre o Palacete Ferraro, um centenário sobrado localizado na Avenida Joana Angélica, nº 149, que passou por obras de recuperação e adaptação para sediar o trabalho de 42 promotores de Justiça criminais da Capital, "que passarão a contar com melhores condições e espaço adequado para o desempenho das suas funções", como ressalta o chefe do MP.


 REDE DE DADOS

 Foram implantados infra-estrutura de rede de dados e serviços de telefonia e climatização, pintura interna e externa, revisão do telhado, entre outros serviços, previamente aprovados pela 7ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que o prédio é tombado.

  As obras foram realizadas no andar térreo, onde funcionarão a 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 9ª e 10ª Promotorias de Justiça Criminais de Salvador. Posteriormente, serão executadas as obras de recuperação e adaptação do primeiro andar, que abrigará outras Promotorias de Justiça da Capital.

   PALACETE FERRARO

  Tombado individualmente pelo IPHAN em 20 de abril de 1938, por se constituir "em edifício de notável mérito arquitetônico", o Palacete Ferraro é um sobrado urbano do início do século XIX, que serviu, inicialmente, como residência central dos padres lazaristas.

   No século passado, foi residência e escola da educadora Anfrísia Santiago. De 1987 a 1993, abrigou a primeira sede própria do Ministério Público da Bahia, que, depois, transferiu-se para uma sede maior, também na Avenida Joana Angélica, nº 1312, dada a ampliação das suas atividades.