Filme baiano “Menarca” tem pré-estreia no dia 2 de abril
PB , da redação em Salvador |
26/03/2025 às 10:54
Menarca
Foto: Maiara Cerqueira
A primeira menstruação é um marco – e o início de uma nova e profunda jornada de autoconhecimento: como funciona meu corpo? Como reajo a esse ciclo contínuo? Como me cuido? Com um olhar acolhedor sobre essa fase da vida, “Menarca” é um documentário idealizado e dirigido por Lara Carvalho.
O filme baiano se centra em uma roda de conversa com pré-adolescentes que recentemente passaram por sua menarca, falando de suas próprias experiências e colocando em afetuoso debate questões físicas, emocionais e sociais relacionadas ao assunto.
Quatro dramatizações baseadas em histórias reais, informações educativas e um encontro final com as memórias de pessoas adultas completam o documentário, alcançando também discussões sobre direitos de mulheres e pessoas trans, tabus, saúde pública e dignidade menstrual. O longa-metragem terá pré-estreia em Salvador, no Saladearte Cinema do Museu (Corredor da Vitória), no dia 2 de abril, às 19h30, com entrada franca e presença da diretora, do elenco e da equipe. A partir do dia 3, entra em cartaz na programação do espaço.
“Acredito que o filme pode acolher muita gente pela leveza e pela naturalidade com a qual a gente fala de menstruação, um tema que ainda é tabu em muitas casas e que causa vergonha especialmente na fase da juventude”, resume Lara Carvalho, que defende que gostaria de ter podido assistir a um filme assim na sua adolescência. “A gente lembra como é menstruar na adolescência. Lembro especialmente de querer falar para mim mesma, mais nova, que eu não precisava ter tanta vergonha. Que é natural menstruar, que é bom falar sobre, especialmente para conseguirmos acompanhar a nossa própria saúde e saber como falar sobre nosso próprio corpo”, completa a diretora.
Ainda que pautado por fatos científicos, que são traduzidos na conversa pela própria diretora e em animações informativas que dispensam excessos de jargões técnicos, o documentário se arrisca neste formato particular, centrado numa conversa, que parece incluir também a quem assiste. Laís Bastos, Lara Simões, Laritza Peixoto, Maní Grimaldi e Sâmara Santos são as meninas que constroem o conteúdo do filme a partir de suas vivências. “Eu queria fugir da ideia de que, para falar de menstruação, a gente precisa conversar só com especialistas certificados, ginecologistas, pedagogos. Nós também somos especialistas dos nossos próprios corpos”, defende Lara.
Mais da metade da população mundial passa pela experiência da menstruação cerca de uma vez por mês. Uma pesquisa de 2017 do site Trocando Fraldas, realizada com 12.000 mulheres brasileiras, aponta que 45% delas declararam não conhecer seu ciclo, 59% não sabiam identificar seu período fértil e metade desconhecia que a gravidez só é possível na proximidade da ovulação. Em 2018, outra pesquisa, realizada pela Revista Capricho, indicou que 59% das jovens brasileiras se sentem menos confiantes durante o período menstrual e 70% se privam de realizar certas atividades por conta da menstruação.
“Menarca” é uma resposta a esse déficit de educação íntima e sexual, trazendo conhecimento sobre um fenômeno biológico saudável e essencial à vida. Além das exibições na Saladearte Cinema do Museu, o filme vai cumprir uma série de sessões especiais em escolas públicas e particulares. Instituições interessadas em agendar uma sessão podem fazer solicitação pelo link www.olharfilmes.com.br/filme-menarca.
“Menarca” é uma coprodução Mulungu Realizações, Lua de Maré Produções e Giro Planejamento Cultural. O projeto de distribuição desse filme, realizado pela Olhar Filmes, foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
ACESSE AQUI TRAILER E FOTOS DE DIVULGAÇÃO EM ALTA
MENARCA
Um filme de Lara Carvalho
Brasil, Documentário, 80min., Livre
Pré-estreia: 2 de abril (quarta-feira), 19h30
Início de circuito de exibição: 3 de abril
Onde: Saladearte Cinema do Museu (Corredor da Vitória)
Quanto: Gratuito (sujeito à lotação)