Cultura

DINAMARCA DIZ QUE VAI RECONSTRUIR PRÉDIO DA BOLSA DEVORADO PELO FOGO

Com informações do Ekstra Baldet
Tasso Franco , da redação em Salvador | 16/04/2024 às 16:49
Como era o prédio do século XVII
Foto: Freepeak
   

O edifício da Bolsa pode ser reconstruído, mas não será uma tarefa fácil. Isto é o que Kent Martinussen, diretor do Centro de Arquitetura Dinamarquês, disse a Ritzau.

- Você não deve menosprezar a tarefa. É tecnicamente complicado. Mas na Dinamarca somos realmente bons a pegar nos edifícios históricos e a elevá-los aos padrões contemporâneos, respeitando o valor histórico, diz ele.

Ele estima que custará muitas centenas de milhões para reconstruir o edifício histórico. Talvez até mais.

Os trabalhos de extinção em Børsen continuam na noite de terça-feira, depois de o fogo já estar ardendo há mais de 13 horas.

Os contêineres devem guardar os restos mortais

Segundo a TV 2, deverão ser montados 40 contêineres nas paredes externas para os restos da parte incendiada da Bolsa de Valores.

Os contêineres devem estabilizar o que resta das paredes do edifício.

A mídia escreve que os contêineres serão preenchidos com blocos de concreto e pesarão cerca de 10 toneladas.
Abrir no Google Tradutor

Brian Mikkelsen confirma novamente: reconstruirá a Bolsa de Valores
O diretor administrativo da Dansk Erhverv repete no X o que tem dito o dia todo

Já disse isso muitas vezes: é o pior dia que posso imaginar. A bolsa de valores normalmente fervilha de vida e é um lugar onde as pessoas têm orgulho de ir trabalhar e lutar pela vida empresarial dinamarquesa. É por isso que também é meu sonho e minha esperança que a Bolsa seja reconstruída.

MAIS BONITO
Um incêndio deflagrou esta terça-feira no edifício da Bolsa de Valores de Copenhaga. Este é um dos pontos mais conhecidos da capital dinamarquesa. O fogo levou ao desmoronamento do pináculo sobre o telhado, relembrando o incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, em 2019.

Se já é assinante do jornal PÚBLICO, saiba que tem direito a oferecer até 6 artigos exclusivos por mês a amigos ou familiares, usando a opção “Oferecer artigo” no topo da página. É tão simples e é outra forma de contribuir para a vida democrática do país.

Para mim é o edifício mais bonito de Copenhaga. O que mais gosto é da torre formada pelas caudas dos dragões em sua base. O edifício foi construído entre 1618-1624 pelo rei dinamarquês Christian IV, que queria fazer da capital dinamarquesa um grande centro comercial. Tornou-se uma Bolsa de Valores no século XIX. Hoje já não cumpre essa função e é apenas um edifício de escritórios.

O pináculo da torre mede mais de cinquenta metros e as caudas do dragão servem para proteger o edifício. As três coroas dispostas acima representam as coroas da Dinamarca, Noruega e Suécia.